Hábitos para aprimorar a sua escrita

Escrever é uma habilidade importante e constantemente exigida no dia a dia de muitos. Em sua trajetória profissional ou acadêmica, é bem provável que você tenha que escrever por alguma vezes. Contudo, para que a mensagem possa ser devidamente compreendida a redação precisa ser coerente, clara e objetiva.

A escrita é um processo que demanda prática. Assim, é através do exercício é possível adquirir desenvoltura textual. Alguns conhecimentos sobre sintaxe, organização textual e técnicas de redação, por exemplo, possibilitam que a mensagem seja emitida de maneira satisfatória.

O que fazer?

Não existe uma fórmula mágica capaz de nos transformar em bons escritores do dia para a noite. Porém, há algumas dicas que podem ajudar a desenvolver hábitos simples e eficientes para melhorar a sua escrita.

1. Leia com regularidade: Ler todos os dias, ainda que poucas páginas, aprimora o vocabulário e contribui para a melhor compreensão do funcionamento da língua.

2. Exercite a escrita: Sempre que houver oportunidade pegue um papel ou dispositivo eletrônico e escreva, seja um bilhete, um e-mail ou um post.

3. Leve em conta o perfil do leitor: Os textos escritos utilizam recursos distintos dos textos orais. Sendo assim, ao escrever, é preciso se preocupar com a inteligibilidade da mensagem. Revisar o que foi escrito pode ajudar a eliminar ambiguidades que comprometem a clareza textual. Portanto, tire tempo para isso.

4. Faça o uso correto das pontuações: Fazer bom uso das pontuações favorece os períodos curtos, que eliminam incoerências, e são uma ótima ferramenta de coesão textual.

5. Seja simples e direto: A complexidade do texto varia de acordo ao público, mas é bom evitar construções desnecessariamente complicadas. O texto deve ser simples para que a maior quantidade de pessoas possa compreendê-lo.

Por fim, além de seguir essas cinco dicas, mantenha-se sempre bem informado, pois isso é essencial para exames como o Enem, por exemplo.

E aí? Gostou das dicas? Deixe aqui o seu comentário!

Clique aqui e acompanhe mais dicas.
Veja O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Leia também Dicas de estudo: Passo a passo para criar um plano de estudos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.