5 habilidades dominadas por estudantes de sucesso

O mercado de trabalho do século XXI espera por estudantes multifacetados, que desenvolvem durante os seus estudos competências amplas

Vida de estudante não é fácil. Seja na fase da escola regular, no ensino superior ou ainda na preparação para vestibulares, ENEM ou concursos é preciso adquirir habilidades.

Afinal, lidar com tantas datas, tarefas e provas, e conseguir alcançar todas as metas é algo para quem se está super preparado.

O mercado de trabalho do século XXI espera por estudantes multifacetados, que desenvolvem durante os seus estudos competências amplas e super necessárias para atender às demandas atuais. Sem tais aptidões, fica difícil encarar a concorrência.

Relacionamos as cinco principais habilidades mais requisitadas aos estudantes atuais. Confira e veja se você as domina.

1. Comunicação verbal e não-verbal

A capacidade de se comunicar com os outros é vital. Não se trata apenas de poder expressar suas próprias opiniões e argumentos. Além disso, é importante é a capacidade de ler e entender os outros.

Há uma teoria de que mais de 90% da comunicação é não verbal, o que significa que as pessoas transmitem sua mensagem amplamente através da linguagem corporal e do tom de voz em vez da comunicação verbal.

Uma dica nesse tópico é usar a comunicação verbal e não-verbal certa para cada ocasião e ambiente. Adeque sua postura e fala para entrevistas de emprego, com os professores e orientadores, em seus trabalhos – mesmo nos públicos.

2. Redação inteligente

Escrever bem é uma das habilidades mais valorizadas no mundo atual das relações interpessoais, sobretudo as profissionais e acadêmicas.

Graças à internet, nunca houve uma demanda maior pela palavra escrita. Todos os dias, as pessoas escrevem através de mensagens diretas, e-mail e mídia social. O consumo por notícias e outros conteúdos escritos também permanece em alta.

A sugestão é não se limitar à escrita informal das redes sociais e aprimorar-se na língua portuguesa – em outros idiomas também, se puder. Escreva dissertações para se testar, crie um blog, publique reflexões em suas mídias, pois há muito espaço e interesse por isso.

De acordo com pesquisa realizada pela entidade inglesa NACE, quatro em cada cinco empregadores consideram a boa comunicação escrita uma habilidade indispensável para escolher novos contratados.

Lembre-se que na vida escolar e acadêmica você precisará usar a escrita para a maioria dos trabalhos. Mas na vida profissional pode ser que você seja pego desprevenido e aí uma boa preparação vai fazer você se destacar, até mesmo no serviço público.

3. Pensamento crítico

As pessoas hoje vivem em uma época em que são continuamente bombardeadas com informações via internet e seus smartphones. Por outro lado, lhes faltam a capacidade de avaliar essa vasta quantidade de dados para formar seus próprios argumentos.

Infelizmente, no Brasil, muito da falta de pensamento crítico é culpa da defasagem escolar, principalmente no ensino médio. É comum que as pesquisas indiquem que os estudantes nessa fase não tenham habilidades para elaborar argumentos e contrapontos.

É daí para a vida, o que é algo bastante prejudicial para conseguir atingir metas maiores, como vagas boas de emprego, passar em concursos, vestibulares, no ENEM, e etc.

4. Iniciativa

Iniciativa, a qual também pode ser chamada por proatividade, é uma das habilidades que fazem total diferença entre os estudantes. É essencial para se destacar na graduação, entre projetos acadêmicos, de pesquisa, quando se deseja empreender ou até mesmo atingir aprovação em concursos ou vestibulares difíceis.

Isso ocorre porque, aqueles que demonstram iniciativa mostram que assumem a responsabilidade por alguma coisa. Sabem que, se o projeto em que estão trabalhando não produz bons resultados, são eles os responsáveis. Dessa forma, há um impulso para trabalharem duro.

5. Trabalho em equipe

Por fim, a habilidade de trabalhar em equipe. Com o mundo vivenciando uma pandemia, na qual é preciso se manter distante de todos, trabalhar e estudar em casa em isolamento, ainda há forte demanda por quem exerce poder de colaboração e aglutinamento.

Ou seja, mesmo que você esteja estudando ou trabalhando em home office, não vai ser algo sempre autônomo. Seu papel e contribuição são fatores que serão sempre demandados para a obtenção dos melhores resultados.

Só o fato de você saber ouvir o outro, respeitar a opinião de todos e saber a sua hora de entrar em campo será benéfico para que a sua vida de estudante colha frutos lindos no futuro.

Para treinar essa aptidão, é bacana interagir com órgãos de voluntariado, participar de grupos colaborativos mesmo que nas redes, praticar esportes coletivos, etc.

Muito legal essa reflexão, não é mesmo? E você, acha que cabe mais alguma habilidade nessa lista que é indispensável para o estudante atual?

Leia também:

https://noticiasconcursos.com.br/curiosidades/frases-de-steve-jobs-inspiram-estudantes-e-empreendedores/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.