Exame da OAB: Como é a segunda fase + Técnicas para ir bem

Foi aprovado na primeira etapa do exame da OAB? É realmente um excelente motivo para comemorar! No entanto, não se esqueça que falta ainda a segunda fase da avaliação, a qual costuma deixar os candidatos super ansiosos.

Por ser constituída por questões discursivas e a elaboração de peça profissional, é uma prova que pede uma preparação aprofundada. Tende a ser a fase que mais nivela a seleção dos aprovados.

+ sobre as questões discursivas

São, ao todo, quatro questões discursivas que são apresentadas no estilo ‘situações-problema’. Cada uma dessas respostas vale 1,25 ponto se estiverem totalmente certas, obviamente.

+ sobre a peça profissional

Em relação à redação da peça profissional vale 5 pontos e a melhor parte é que ela pode ser baseada em um assunto da área Jurídica de preferência do candidato. Além disso, essa parte da prova é permitida a consulta em materiais próprios.

A segunda fase do exame da OAB completa vale 10 pontos, juntando essas duas tarefas. Para obter a aprovação, contudo, é necessário atingir nota igual ou superior a 6.

+ sobre o material de consulta

Conforme dito, a prova da segunda fase do exame da OAB é feita com consulta. Mas nem por isso o participante deve chegar à sala de aplicação com uma mala cheia de materiais. Afinal, a grande quantidade de conteúdos pode mais confundir a cabeça nesse momento de tanta pressão.

Além disso, fica claro que não haverá tempo para consultar todos os livros levados, isso se forem muitos. Por isso, durante os seus estudos para a OAB vá separando os títulos que mais acredita serem úteis para a formulação de suas respostas e de sua peça.

Reveja os escolhidos na semana da prova para conferir se são os mais atualizados possíveis, assim como os que estão entre os permitidos pelo Edital.

Técnicas para segunda fase do exame da OAB

Para ir bem na segunda fase do exame da OAB, assim como em qualquer outra avaliação difícil, é preciso planejamento.

Esquemas com os principais tópicos que devem ser abordados nas respostas e na peça são os melhores aliados dos candidatos.

Resumos totalmente escritos podem fazer com que você perca muito tempo. Portanto, busque elaborar esquemas com palavras-chave, pequenos ícones, cores, etc. Flashcards podem ajudar.

Nesses rascunhos destaque os fatos que têm relação com o caso. Especifique qual é a área do Direito, anote os artigos e as leis relacionadas, os pontos importantes que precisam ser incluídos, bem como qual será o pedido.

Basicamente, as técnicas são essas:

  • Tenha consciência do tempo da prova. Uma dica é separar 3 horas para desenvolver a peça e 2 horas para responder as questões.
  • Leve somente os livros que tenham feito parte de seu estudo e que farão diferença no desenvolvimento de sua escrita na prova.
  • Faça esquemas práticos e de fácil entendimento.
  • Faça anotações na própria prova enquanto faz a consulta em seus livros para não se perder.
  • Responda as questões e crie sua peça com muita atenção. Lembre-se de que não é permito nenhum tipo de rasura.

E então, o que achou das dicas?

Leia também outro post que pode ajudar em seus estudos para a primeira fase:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/exame-da-oab-dicas-para-ir-bem-na-primeira-fase/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.