Estratégias simples para enriquecer o vocabulário

Aumentar e melhorar o vocabulário ajuda muito a ultrapassar fases como provas de concursos públicos e vestibulares

Ser capaz de se comunicar com eficácia, tanto verbalmente quanto por escrito, é uma habilidade muito importante a ser desenvolvida. Enriquecer o vocabulário faz parte desse processo essencial para estudantes e profissionais.

Um vocabulário extenso tem capacidade de levar você ao sucesso acadêmico, por exemplo. Também ajuda muito a ultrapassar fases como provas de concursos públicos e vestibulares.

Afinal, a redação, pedida nessas avaliações, demanda o emprego de palavras e conceitos diversos, sem preciosismo, mas que fogem do trivial. Vale a pena melhorar o vocabulário para que a escrita cresça em qualidade.

Existem várias estratégias e conceitos que os educadores, professores, pais e alunos podem adotar para a construção de um vocabulário mais rico. A seguir iremos você pode conhecer algumas dicas que certamente lhe ajudarão nessa meta.

Dica 1 – Ler, ler, ler

Muitos estudiosos no assunto consideram a leitura regular o maior fator que influencia o vocabulário.

Pesquisas mostram que a leitura independente e variada fornece o impacto mais positivo na obtenção de novos conceitos, termos assim como significados.

Alunos que desenvolvem o hábito de ler desde muito jovens, desenvolvem vocabulários extensos e têm maior capacidade de compreender a comunicação escrita e verbal do que alunos que não leem regularmente.

O desenvolvimento de um vocabulário extenso requer a leitura de publicações que cobrem vários assuntos e textos, incluindo revistas, livros didáticos, romances, etc. Recomenda-se gastar pelo menos 20 minutos por dia lendo qualquer coisa.

Além disso, ler em voz alta de vez em quando também agrega valor à capacidade de memorizar as palavras.

Quer ler mais? Veja 6 dicas para escolher os livros certos

Dica 2 – Relacione com o cotidiano

Relacionar palavras à sua vida tornará mais fácil lembrá-las e usá-las novamente. A melhor maneira de fazer isso é associar palavras recém-aprendidas com pessoas que você conhece, lugares com os quais está familiarizado ou então eventos importantes em sua vida.

Muitas pessoas rimam novas palavras que aprenderam com aquelas que já conhecem para melhorar a retenção. Isso é chamado de “associação”. Associar um novo vocabulário a algo já armazenado em seu cérebro torna muito mais fácil para se lembrar da nova palavra no futuro.

Dica 3 – Torne isso divertido

Construir vocabulário é um aspecto muito importante da aprendizagem ao longo da vida, realização pessoal e avanço acadêmico,. Contudo, sejamos honestos, nem sempre é a atividade mais agradável – especialmente para crianças e adolescentes. Se você deseja tornar essa atividade eficaz, precisa deixá-la mais divertida.

Utilizar jogos de palavra, por exemplo, é uma estratégia eficaz para aumentar o vocabulário. Mesmo com os adultos, o aprendizado ocorre mais facilmente por um meio mais leve e dinâmico.

Dica 4 – Repetição

Uma das melhores maneiras de aumentar o vocabulário é por meio da repetição. Ao longo do dia, repita uma palavra que você está tentando aprender para incorporá-la à sua memória. Você também pode escrever uma palavra várias vezes em um pedaço de papel, por exemplo, para melhorar sua memória. Escrever uma palavra fornece o benefício adicional de ver a palavra repetidamente.

Outra estratégia de repetição frequentemente usada para melhorar o vocabulário é criar uma frase usando uma palavra que você está tentando aprender e, logo após, repetir a frase inteira várias vezes. A repetição de uma palavra, em um contexto que comunica seu significado, é uma estratégia poderosa para aprimorar o vocabulário.

E então, pronto para se tornar um (a) mestre do vocabulário?

3 estratégias simples para dominar a leitura para estudar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.