Estratégias eficazes para a leitura de um livro

Sabia que, se você estiver usando estratégias de leitura eficazes, não vai precisar ler todas as palavras de um livro? Exatamente.

O fato é que, para aprender, não basta ler para ler. Não há absolutamente nenhuma culpa se você pular, contanto que você entenda o que deve fazer.

Leitura que envolve menos leitura real

A melhor maneira de gastar sua hora de estudo quando você recebe a tarefa de “ler um capítulo” é devotar o mínimo de tempo humanamente possível para realmente colocar seus olhos nas palavras da página e o máximo de tempo humanamente possível fazendo isso coisas:

  • Testando-se no conteúdo
  • Organizando o conteúdo
  • Revendo o conteúdo
  • Relacionar novos conceitos do livro com aqueles que você já conhece
  • Identificar e memorizar termos técnicos, fórmulas e vocabulário
  • Aplicando os conceitos do livro a situações do mundo real

Em outras palavras, gaste seu tempo aprendendo, não apenas lendo palavra por palavra.

Técnicas para entender cada capítulo

Como eu disse antes, seu professor não se importa se você ler o capítulo inteiro. Ele ou ela faz o cuidado se você conhece o material. E você também deve. Veja como minimizar sua leitura e maximizar seu aprendizado ao ler um livro didático.

Olhadinha

Uma leitura eficaz começa com a dedicação da primeira parte do seu tempo de leitura para espiar o capítulo – veja os títulos dos capítulos, veja as fotos, leia a introdução e a conclusão e navegue pelas questões do estudo no final. Tenha uma ideia do que você precisa saber.

Pergunte

Em uma folha de papel, transforme os títulos dos capítulos em perguntas, deixando espaços por baixo.

Responder a perguntas

Leia o capítulo para responder às perguntas que você acabou de criar. Coloque as respostas com suas próprias palavras abaixo das perguntas que você escreveu em seu papel. Parafrasear o que o livro diz é fundamental, porque você se lembrará de suas próprias palavras muito melhor do que as de outra pessoa.

Veja se memorizou

Quando você encontrar as respostas para todas as perguntas, releia suas anotações cobrindo as respostas com a mão para ver se você pode responder às perguntas memorizadas. Do contrário, releia suas anotações até que você possa fazer isso.

E então, gostou das dicas?

Não deixe de ler também – Principais desculpas que damos para não ler livros

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.