4 estratégias de estudo para quem não gosta de estudar

A escolha de boas estratégias de estudo fazem toda a diferença na obtenção de resultados. Qualquer que seja o seu objetivo, é essencial estabelecer um caminho para seguir.

Mesmo tendo que estudar para progredir na vida, há pessoas que realmente não gostam da prática. Muitas vezes por algum trauma ou apenas por não ter encontrado o método que se encaixe com seu perfil.

Ao tentar tornar o estudo envolvente e produtivo, ter uma lista de etapas interessantes pode ajudar.

Conheça a seguir algumas dicas para deixar o estudo mais acessível e não completamente chato.

1. Link com o mundo real

Estabelecer conexões com o mundo real é perfeito para facilitar o aprendizado. Busque exemplos do cotidiano para entender como o seu estudo poderá ser usado além da prova. Esta é provavelmente uma das melhores perspectivas para melhor sua aceitação.

Encontre maneiras de conectar seu conteúdo a experiências, assim como situações da vida rotineira. Atividades de aprendizagem baseadas em projetos são algumas das maneiras mais eficazes de fazer isso acontecer.

2. Descubra como aprender melhor

Há muitas maneiras de absorver o conteúdo. Saiba o que seus filhos estão fazendo para maximizar os benefícios do tempo de estudo. Você provavelmente obterá um monte de respostas diferentes deles.

Depois de saber, você pode persuadi-los gentilmente a desenvolver novas abordagens. Incentive-os a combinar seus próprios métodos de estudo com outros que talvez não tenham experimentado.

3. Foco na exploração e solução de problemas

Desafie-se. Inclua em seu cronograma de estudos fórmulas diferenciadas, que sejam mais animadas e, ao mesmo tempo, cobre de você um aprendizado mais direto e dinâmico.

Aqui estão algumas atividades colaborativas que podem tornar o estudo divertido:

  • Crie cartões de revisão
  • Faça buscas na web para coleta de informações e dados
  • Crie e / ou veja vídeos curtos sobre pontos de estudo importantes
  • Faça resumões
  • Crie mapas mentais
  • Ouça podcasts
  • Veja documentários e filmes

4. Tenhas metas

Ter metas e uma ideia clara do ponto final é a marca registrada de qualquer empreendimento de sucesso. Isso se faz valer também para quem estuda. Faça uma lista de tarefas todos os dias, monte um cronograma e almeje um tempo para estudar cada matéria necessária.

Eliminar todas essas pendências vai dar um sentido de missão cumprida e, assim, deixar você mais satisfeito em estudas, mesmo não gostando muito.

Lembrando que os gerenciadores de tarefas online podem ajudar com isso.

Existem muitas ferramentas online simples e gratuitas que podem ajudar. Experimente o Trello, um ótimo aplicativo para delimitar metas e se organizar.

E então, curtiu as estratégias? 

Leia outro artigo que favorece os seus estudos:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/sono-durante-os-estudos/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.