3 maneiras de tornar o estudo mais agradável

A falta de motivação e interesse pode acometer estudantes de todos os níveis. Aqueles que estão na escola, na faculdade, e os que se preparam para o vestibular ou concurso público.

Quando isso acontece, fica complicado manter o foco e a atenção, assim como absorver conteúdos. E é aí que as metas ficam cada vez mais distantes. Afinal, para obter bons resultados, como notas máximas e aprovações, deve-se ter engajamento total nos estudos.

Como então deixar a aprendizagem diária mais agradável? Selecionamos algumas maneiras interessantes para você dar um up em sua rotina de estudo. Confira!

Faça uma gravação

Ler, reler e memorizar anotações longas na preparação para uma prova pode ser algo tedioso, para dizer o mínimo. Existe outra opção: leia uma vez gravando em algum dispositivo. Pode ser em celular, tablet ou um gravador mesmo.

Em seguida, ouça suas gravações continuamente, mesmo quando estiver fazendo outras coisas. Tente captar novos pontos e ideias e explicar verbalmente os conceitos novamente para si mesmo.

Muitas pessoas acham isso muito mais fácil e mais interessante do que sentar em um lugar lendo por horas. É algo que agrega ao estilo tradicional de estudo 😉

Crie seus próprios flashcards

Flashcards ou então os ‘cartões de revisão’ ajudam a quebrar a rotina de estudo convencional. Para montá-los, você precisará escolher as informações que mais deseja aprender, desenvolver perguntas e escrever as respostas com base nessas informações.

Certifique-se de que tudo o que você escreveu no flashcard não seja apenas legível, mas também breve e dinâmico. Pode ainda fazer desenhos e colorir as palavras.

Leia mais – Flashcards: Como usar cartões de revisão para estudar

Estude em grupo

Estudar em grupo pode ser uma boa mesmo em meio à pandemia, graças aos aplicativos para computador, smartphone e tablet. Pode ser uma dica para apoiar uns aos outros, trocar compreensões sobre o tema.

Dessa forma, você aumentará a velocidade de seu aprendizado e poderá receber ajuda de seus colegas que estão engajados no mesmo tipo de estudo. Reunir-se por videochamada é até melhor do que pessoalmente, pois diminuem as conversas paralelas.

E então, gostou das dicas?

Leia também outro artigo que pode ser interessante para o seu estudo:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/vestibular-pontos-que-prejudicam/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.