Dicas para usar flashcards no estudo para concursos

Flashcards estão entre as principais tendências de estudos atualmente. Muitos têm utilizado essa técnica também na preparação para concursos públicos.

Já falamos por aqui sobre o uso de flashcards para revisar qualquer disciplina e até mostramos diversos exemplos para você entender como são feitos.

O que acha de conhecer agora especificamente como aproveitá-los para estudar para os concursos?

Divisão dos flashcards por conteúdos ou disciplinas

Que flashcards são ótimos para revisar matérias diversas você já deve ter notado. Mas há muitas dúvidas quanto à melhor divisão dos cartões para conseguir resultados bons.

O ideal é que os cartões sejam organizados ou por conteúdos ou então por disciplinas.

É bacana também separar os cards em três grupos. O primeiro grupo se refere a conteúdos mais difíceis para você. O segundo para aqueles que você entende bem, mas precisa de um reforço. E o terceiro com conteúdos que precisam muito da sua dedicação.

Conforme você for estudando, realizando as perguntas e conseguindo responder sem ver as respostas, vá movendo os cartões do terceiro para segundo grupo, e do segundo para o primeiro grupo.

Conteúdos mais difíceis

O terceiro grupo de flashcards é aquele que tem os conteúdos que geram maior dificuldade para você.

Dessa forma, dedique maior tempo nesses cartões. Tente responder as perguntas sem consultar a resposta e até que você consiga fazer isso com segurança e rapidamente, não mude o card para a pilha 2 ou 1.

Enquanto tiver dúvidas, não desista! Vale a pena até criar novos cartões de revisão dessas disciplinas mais complicadas.

Leia mais – 4 estratégias para estudar conteúdos difíceis

Dicas para usar flahscards com eficiência

Então, recapitulando tudo o que foi falado neste post, essa é a ordem para se montar flashcards nos estudos para concursos de forma eficiente:

Primeiro, você vai começar a revisar o conteúdo de uma disciplina pelos cartões. Tente responder as perguntas de forma rápida e sem olhar a resposta.

  • Comece estudando a teoria, pois precisará ter conhecimento do assunto para montar o material de revisão.
  • Escolha a melhor maneira de criar seus cartões: pode ser manualmente ou virtualmente.
  • Organize seus cartões por assuntos ou disciplinas.
  • Faça perguntas objetivas em um lado do cartão e no verso responda também de forma objetiva. É interessante utilizar palavras-chave.
  • Pronto! Seus cartões estão esperando para serem utilizados. Agora é o momento de montar o seu cronograma de revisão e botar a mão na massa.

E então, gostou das dica? Acha que vai funcionar para você?

Leia também outro post bacana:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/concursos-questoes/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.