Dicas para estudantes dormirem melhor

Ter uma boa noite de sono é imprescindível para garantir mais produtividade nos estudos

Sempre debatemos aqui no portal Notícias Concursos o quão importante é ter uma boa noite de sono para poder estudar melhor. Também já trouxemos algumas dicas para driblar o sono durante os estudos.

Isso vale para estudantes de todos os níveis, das crianças aos concurseiros. Mas há muita gente que tem dificuldades para dormir bem e, consequentemente, para aprender com eficiência.

Conheça várias dicas para dormir melhor ideais para quem estuda!

1. Reduza a exposição à luz azul durante a noite

A luz azul produzidos por eletrônicos, como notebooks e telas de telefones celulares, aumentam a atenção, o tempo de reação e o humor, de acordo com a Harvard Medical School

A exposição a essa luz artificial à noite pode interferir no relógio biológico interno, que tem sido associado a muitas condições de saúde, como diabetes, câncer e obesidade. Para um sono melhor, evite olhar para telas brilhantes por cerca de duas / três horas antes de dormir e, em vez disso, exponha-se a bastante luz durante o dia.

2. Relaxe antes de dormir

Se você está tendo problemas para adormecer, a National Sleep Foundation sugere experimentar técnicas de relaxamento para ajudar a aquietar sua mente e acalmar seu corpo, como exercícios de respiração profunda e imaginação guiada.

3. Evite cafeína à noite

A cafeína é um estimulante que promove o estado de alerta no cérebro, evitando que você se sinta cansado e interrompendo o seu sono se for consumido à tarde ou então à noite. Um estudo descobriu que consumir cafeína 6 horas antes de deitar reduziu o tempo total de sono em uma hora

Para um sono de melhor qualidade, tente limitar a quantidade de cafeína que você consome a não mais do que três xícaras por dia, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde.

4. Exercite-se todos os dias

De acordo com a National Sleep Foundation , apenas 10 minutos de exercícios aeróbicos por dia, como caminhar, assim como andar de bicicleta, podem melhorar drasticamente a qualidade do seu sono! Então porque não começar por fazer pequenas alterações como subir escadas quando possível, caminhar mais ou até pedalar como forma de se locomover pela cidade.

Leia mais: 4 exercícios físicos simples para melhorar o desempenho de estudantes

5. Ajuste seu relógio biológico

A saber, nosso corpo tem um relógio circadiano que ajuda a manter o tempo para muitas de nossas funções biológicas. Durante a noite, esse “relógio biológico” aciona a liberação do hormônio do sono, a melatonina.

Estudos mostraram que pessoas que dormem irregularmente têm uma liberação retardada de melatonina, o que também empurra seus relógios corporais para trás. Quando isso é interrompido, pode ter um efeito negativo em muitos dos sistemas fisiológicos do corpo, assim como degradar o desempenho acadêmico.

O sono regular não é apenas a chave para sua saúde, mas também o segredo do sucesso acadêmico. Portanto, descubra o que funciona para você e tente ser o mais consistente possível com sua rotina de sono – mesmo nos fins de semana!

6. Não coma logo antes de dormir

Um estudo científico recente descobriu que comer tarde da noite pode ter efeitos negativos na qualidade do sono de um indivíduo. De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, consumir alimentos tarde da noite pode até afetar negativamente sua memória!

Portanto, se você quiser ter certeza de que está tendo o sono melhor e mais eficaz possível, tente evitar comer uma refeição grande três horas antes de deitar.


E então, você já segue essas dicas para dormir melhor? Esquecemos de por alguma nesta lista? Conte para a gente!

Leia também: Estudar antes de dormir traz benefícios? Veja o que dizem as pesquisas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.