Dicas de português: Acentue as palavras corretamente

O Novo Acordo Ortográfico promoveu mudanças na acentuação das palavras. Veja dicas para adequar sua escrita às novas regras.

O Novo Acordo Ortográfico estabeleceu um conjunto de regras novas de escrita com o objetivo de unificar a ortografia oficial nos países que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

As novas regras já são cobradas em exames oficiais, mas nem todos os brasileiros sabem como lidar com as mudanças. As principais alterações foram na acentuação das palavras e nos usos do hífen.

As novas regras para acentuação foi, sem dúvida, a maior mudança e afetou grande número de palavras. Explicaremos aqui o que mudou e que regras estão valendo para você acertar na ortografia oficial do português.

Acento circunflexo

Palavras terminadas em -oo ou -eem:

O acordo estabeleceu que palavras terminadas em –oo ou -eem perderiam o acento circunflexo. Desse modo palavras como vôo passaram a ser escritas sem o acento: voo.

Exemplos: enjoo, abençoo, doo, creem, veem.

São mantidos os acentos diferenciais:

Não há mudança no emprego do acento circunflexo em palavras nas formas flexionadas dos verbos ter e vir. O acento segue como marcador de plural: (eles) têm, (eles) vêm.

Acento agudo

A mudança do acento agudo é a que atingiu o maior número de palavras. Veja o que mudou.

Perderam o acento:

1. Ditongos abertos em oi ei em palavras paroxítonas: heroico, jiboia, assembleiaideiaalcateia.

2. Paroxítonas acentuadas depois de ditongos: em palavras cujas sílabas tônicas são em u ou após um ditongo o acento foi suprimido.

Exemplos: feiura, bocaiuva.

3.  Presente do indicativo: o acento tônico no u tônico dos verbos arguir e redarguir no presente do indicativo não é mais permitido.

As palavras passam a ser: (tu) arguis (ele) argui; (eles) arguem. Lembre-se: a escrita muda, mas a pronúncia permanece!

Além disso, são mantidos os acentos das palavras oxítonas.

O acento é preservado em palavras oxítonas e em palavras monossílabas tônicas terminadas em –éi, –éu e –ói.

Exemplos: anéis, papéis, véu, chapéu, sóis, faróis.

Com essas regras, você garantirá a acentuação adequada ao seu texto e estará em consonância com a ortografia oficial da língua portuguesa nos países da CPLP.

Ainda restou aluma dúvida? Comente aqui.

Veja também o que mudou no uso do hífen.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.