Dicas de gramática para mandar bem na redação

Apesar de a gramática ser assunto abordado em sala de aula em todos os níveis do ensino básico nas aulas de língua portuguesa, há alunos que têm muita dificuldade com a disciplina. No entanto, dada a importância dos conhecimentos sobre a língua que falamos, questões de gramática costumam aparecer em diversas provas. No Enem, essa cobrança é mais diluída.

Já na escrita de uma redação os conhecimentos sobre gramática são fundamentais para garantir um bom texto, pois diz respeito a diversos aspectos do texto, desde a construção das orações até o uso dos sinais de pontuação.

Dicas de gramática para escrever uma boa redação

Evite os erros de gramática mais comuns

Em primeiro lugar, chamamos atenção ao fato de que há erros que podem ser facilmente evitados. Há erros que, de tão comuns, o estudante pode encontrar em listas rápidas na internet, é o caso do uso dos porquês, por exemplo. Há ainda a questão da confusão entre a conjunção adversativa mas e o advérbio de intensidade ou conjunção aditiva mais. É preciso evitar esse tipo de equívoco para não prejudicar a qualidade textual. Desse modo, uma pesquisa rápida sobre esses erros mais comuns pode ajudar a perceber as suas falhas. Outra maneira de corrigir esses erros é treinar a escrita de textos à mão, seguida de uma revisão cuidadosa.

Tenha cuidado com a ambiguidade

Diante da oração “o juiz julgou o réu inocente” temos pelo menos duas interpretações possíveis. Trata-se de uma ambiguidade. Isso se dá porque a maneira como os elementos foram postos dá margem a mais de uma leitura. É preciso evitar esse tipo de construção na sua redação, pois um bom texto do tipo dissertativo ou argumentativo traz as informações de maneira direta, sem causar confusão na interpretação do leitor.

Lembre-se que a pontuação é crucial

Muitos estudantes negligenciam a importância da pontuação na escrita. Além disso, o hábito de escrever nas redes sociais sem preocupação com a formalidade acarreta na falta de prática com as regras de acentuação e pontuação. No entanto, uma vírgula mal colocada pode separar o sujeito do verbo, o que afeta gravemente a organização sintática da oração, por exemplo. A ausência da vírgula pode confundir o leitor diante de vocativos e apostos e a falta de um ponto final pode acarretar em um longo período truncado. Tudo isso afeta a qualidade de sua redação. Então, é preciso ter muito cuidado ao pontuar o seu texto.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.