Dicas de como estudar melhor durante a noite

Para alguns estudar a noite é uma questão de necessidade. A dura rotina no trabalho ou na universidade não deixa outra opção a não ser recorrer às horas que sobram no fim do dia. Para outros, essa é a opção mais confortável para seu rendimento visto que conseguem produzir mais. Ainda alguns preferem essa hora do dia pois é mais tranquilo e silencioso à noite. Seja qual for o motivo, se manter acordado e atento pode ser um obstáculo.

Pensando nisso, apresentamos algumas sugestões simples e bem práticas que podem te ajudar a driblar o sono e se manter focado nos estudos.

Dicas para estudar à noite

Lembre-se que precisa ter um sono de qualidade: É durante o sono que as informações adquiridas durante o dia são fixadas no cérebro. Dormir mal afeta a produção de hormônios e prejudica a concentração causando fadiga mental e desmotivação. Por isso, descanse o mínimo de 8 horas por noite para ter um resultado satisfatório.

Cochile durante o dia: Uma soneca durante o dia tem benefícios comprovados ao corpo humano. Ela é capaz de reduzir o estresse a aumentar o foco. Portanto, se possível, durma entre 20 e 40 minutos durante o dia. Mas tenha cuidado, mais do que isso pode comprometer a saúde.

Faça um cronograma: Planeje o que precisa estudar e estipule as horas em que fará isso. Estabeleça intervalos de 15 minutos entre cada ciclo de 1 hora. Elabore resumos e categorize informações importantes.

Escolha um local adequado: Evite um ambiente barulhento ou próximo a distrações como celulares, televisores e outros eletrônicos. Procure um lugar tranquilo, limpo, organizado, arejado e com boa iluminação.

Respeite os limites do seu corpo: Se começar a dar sinais de exaustão ou falta de foco, faça uma pausa, tire um cochilo ou faça um pequeno alongamento. Se possível, caminhe, e tome um suco ou café.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver cursos gratuitos.
Leia também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.