Dicas de 5 filósofas para citar na sua redação do Enem

A boa argumentação do texto argumentativo-dissertativo, tipo exigido na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), deve ser bem embasada e bem referenciada. Por esse motivo, fizemos uma lista com nomes de algumas das maiores filósofas para você citar na sua redação.

O repertório sociocultural, que consiste no saber adquirido ao longo da vida e em conhecimentos sobre várias áreas – como história, filosofia, sociologia, política, economia, saúde, cultura etc – é fundamental na prova de redação.

Nesse sentido, o repertório, quando usado adequadamente e exposto através de fontes confiáveis, pode auxiliar muito na sua redação.

Confira 5 filósofas que você pode citar para enriquecer seus argumentos!

Hannah Arendt (1906–1975)

Nascida na Alemanha, Hannah Arendt foi uma importante teórica política alemã. Nesse sentido, seu trabalho é centrado nas relações de poder, na democracia e no totalitarismo. Entre seus trabalhos mais importantes figuram o ensaio Sobre a Violência e a obra A Condição Humana, na qual a teórica aborda a ação política como um meio de alcançar a liberdade.

Simone de Beauvoir (1908–1986)

Uma das mais conhecidas entre as filósofas aqui mencionadas, Simone de Beauvoir ficou famosa por seus trabalhos na área do existencialismo feminista e da teoria feminista. Desse modo, a escritora francesa foi fundamental para a segunda onda do feminismo, tendo trabalhado muito com a temática da opressão feminina e do patriarcado.

Uma de suas obras mais famosas é o livro O Segundo Sexo (1949), no qual distingue o sexo biológico do gênero socialmente construído.

Angela Davis (1944)

Angela Yvonne Davis é professora, filósofa e ativista política americana e ficou conhecida principalmente pela sua atuação no Partido dos Panteras Negras na década de 70, nos Estados Unidos. A professora trabalha com questões relacionadas aos direitos das mulheres, raça, classes e o estado do sistema de justiça criminal americano.

bell hooks (1952)

Estadunidense nascida em Kentucky, Gloria Jean Watkins (pseudônimo bell hooks) é intelectual negra, feminista, artista, escritora e professora. A intelectual realiza trabalhos sobre interseccionalidade de raça, capitalismo e gênero. Um dos seus trabalhamos mais relevantes é na área do feminismo negro, livro intitulado E eu não sou uma mulher?.

Em uma de suas declarações mais emblemáticas, bell hooks afirmou que é impossível o feminismo tornar mulheres e homens iguais, pois nem todos os homens são iguais na sociedade ocidental.

Judith Butler (1956)

Já a obra da filósofa americana Judith Butler, que atua na Universidade da Califórnia, em Berkeley, influenciou a terceira onda do feminismo, com a temática voltada para a teoria de gênero. Nesse sentido, entre os seus trabalhos mais importantes figura o livro Gender Trouble.

Gostou das dicas? Então deixe aqui seu comentário.

Clique aqui para acompanhar mais dicas para a sua redação.
Veja também:
Atualidades: Três podcasts para você se informar.
Dicas para desenvolver uma boa argumentação na redação do Enem.

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/redacao-do-enem-como-utilizar-obras-de-arte-como-repertorio/

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.