Os 3 maiores desafios de estudar em outra cidade

Está cogitando se mudar para seguir adiante com seus estudos? Conheça uma lista com três pontos importantíssimos

Estudar em outra cidade parece algo assustador para uns, libertador para outros. O fato é que essa é uma decisão que precisa ser tomada com muita calma, ponderando diversos quesitos.

Mesmo que seja uma cidade próxima, haverá a questão logística, custos com mudanças, entre outros. Não há como negar que mudar é sempre algo traumático. Mas muitas vezes é um trauma que acontece “para o bem”.

Listamos a seguir três grandes desafios que serão enfrentados por quem está pensando em estudar em outra cidade. Conheça!

Questão financeira

Estudar em outra cidade significa investimento do começo ao fim, já pode anotar isso.

Ainda que seja uma universidade pública ou na qual será bolsista, você precisará pagar, no mínimo, os seus xerox de estudos. Além disso, há que se pensar em lugar para morar, alimentação, transporte, contas básicas, como luz, gás e água, telefone, entre outros gastos aqui e ali.

Esse é um verdadeiro empecilho de muitos estudantes, pois realmente a lista de despesas não é baixa. Para ajudar nessa meta, pode ser interessante guardar um pouco de dinheiro todos os meses antes de prestar o vestibular. Caso venha a aprovação, já há uma quantia para assegurar algumas contas.

Maior autonomia

O ganho de autonomia é algo que pode assustar bastante os estudantes. Principalmente se formos falar dos brasileiros, pois a cultura aqui é que os filhos estejam sempre por perto, vivendo no mesmo grupo social por muitos anos até depois de se formarem.

Portanto, decidir estudar em outra cidade significa também assumir que terá uma autonomia elevada e praticamente forçada. Ainda que seja para morar em uma república ou hospedado na casa dos tios, por exemplo, o estudante precisará de uma boa dose de responsabilidade sobre seus atos, suas coisas materiais, suas finanças, seus estudos, etc.

Será preciso ter organização máxima com as contas, as compras de casa, roupas limpas, entre tantos outros quesitos.

Pessoas novas

Estudar em outra cidade, salvo quando já é um local que você tem boa familiaridade, vai lhe apresentar novas amizades e pessoas gerais do convívio.

Você perceberá essa mudança ainda mais se for morar em uma república, dividindo o espaço com outros estudantes. O lado bom é que essa experiência pode render bons e duradouros amigos.

A fase de adaptação pode ser sim bem complicada e dolorosa, principalmente por conta da saudade de casa. É preciso ter respeito pelas pessoas que são diferentes, aprender a dialogar sempre, estar disponível para ouvir e ajudar, e também saber pedir ajudar quando necessário.

Já temos um post por aqui sobre questões que devem ser pensadas antes de ir estudar em outra cidade. Leia:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/mudar-de-cidade-estudar-reflexoes/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.