100% no Prouni: Como conquistar uma bolsa integral

O programa oferece bolsas integrais para estudos em faculdades de todo o Brasil. Saiba como conseguir!

O Programa Universidade para Todos – Prouni – está com as inscrições abertas até o próximo dia 17. Na edição para o segundo semestre, de acordo com o Ministério da Educação, estão sendo disponibilizadas 167.780 bolsas, destas 60.551 são integrais, ou seja, 100% de gratuidade para os estudantes.

Vale lembrar que o programa é mantido pelo governo federal e tem como intuito contemplar cidadãos interessados em cursar o ensino superior, mas não têm condições de arcar com as mensalidades.

São oferecidas bolsas parciais, quando o aluno tem o custo mensal de somente 50% do valor total. Mas as mais visadas são as de 100%, quando não é cobrado nada do estudante.

Quem pode concorrer a uma bolsa integral do Prouni

Para concorrer a uma bolsa integral no Prouni é preciso seguir alguns parâmetros, inclusive relacionado à comprovação de renda. Veja abaixo os critérios de seleção.

  • Renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa
  • Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do último ano
  • Ter obtido uma nota igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas
  • Não ter zerado na redação
  • Ter concluído os três anos do ensino médio em escola da rede pública de ensino
  • Ou ter estudado em escola particular na condição de bolsista integral

Todas essas regras são classificatórias e cada tópico será comprovado quando você for selecionado a uma bolsa integral para o Prouni.

Cada faculdade tem um núcleo para comprovação de documentos e demais condições dos candidatos. Portanto, se você pensa em conquistar uma bolsa com 100% de gratuidade, já procure reunir os principais documentos para não correr riscos de faltar nada ou perder prazos.

Como solicitar a bolsa 100%

Quem almeja conseguir uma bolsa integral, deve fazer o seu login com a conta gov.br no site do Prouni, obtida geralmente quando fizer a inscrição para o ENEM.

Posteriormente, é necessário escolher duas opções de cursos, podendo ser de instituições iguais ou diferentes, e não precisam ser as mesmas carreiras.

Deve-se ficar atento à nota de corte de cada curso, que varia conforme a concorrência. Ela deve ser igual ou abaixo da sua média no ENEM para ter chances reais de conquistar a vaga.

O Prouni realiza primeira e segunda chamadas e depois também libera uma lista de espera para que os estudantes possam manifestar interesse. Fique de olho nas datas.

Bolsa integral do Prouni duas vezes ao ano

O Prouni abre inscrições para interessados em ingressar na faculdade duas vezes em cada ano. Até o dia 17 estão abertas as candidaturas para o processo seletivo do segundo semestre de 2020.

No próximo ano, em 2021, porém, ainda não há previsão por conta da pandemia do novo coronavírus.

Afinal, o ENEM precisou ser adiado e será realizado entre janeiro e fevereiro. Não se sabe, por enquanto, se o Prouni só poderá ser liberado após os estudantes saberem suas notas no exame do fatídico ano ou se irão aproveitar a nota de 2019.

Leia mais: Prouni no meio do ano: Veja como conseguir uma vaga

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.