Concursos militares: Como se preparar para o Teste de Aptidão Física (TAF)

O TAF é uma exigência de diversos concursos públicos militares. Conheça dicas para chegar na prova com tudo em cima!

Uma das etapas de concursos militares mais temidas pelos candidatos é o Teste de Aptidão Física, mais conhecido como TAF.

Muitos não sabem por onde começar, o quanto treinar. Afinal, o que de fato é exigido nessa parte da avaliação? Como ela é realizada? Como fazer para ser aprovado (a) nela?

Algo que merece ser dito inicialmente é que o TAF tem potencial para reprovar candidatos. Então, não vale a pena deixar para última hora a preparação para ele.

Selecionamos um tira-dúvidas sobre o Teste de Aptidão Física para você entender melhor 

Consulta médica antes do Teste de Aptidão Física

Antes de começar a se preparar, o correto é procurar um médico para fazer a indicação de exames e te orientar sobre o seu estado físico.

Com os resultados em mãos, você saberá como está de saúde, se há algum impedimento físico e clínico. Não coloque sua saúde em risco inciando treinos sem passar por essa etapa.

Um educador físico pode te ajudar

Muitos candidatos de concursos públicos militares preferem treinar sozinhos para o Teste de Aptidão Física. No entanto, quando você tem bastante dúvida sobre como executar os exercícios e como montar um cronograma de treinos, é melhor procurar um educador físico gabaritado.

Vale saber, alguns profissionais desse ramo são especializados em treinamentos para concursos militares, então é importante que o seu treinador tenha essa certificação. Afinal, o Teste de Aptidão Física tem características bem peculiares.

Lembre-se que o educador físico deve ter registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Época certa para se preparar

Você já fez todos os exames necessários e tem alguém para lhe auxiliar nos treinos. Mas qual é a hora certa de começar a se preparar?

Seis meses antes é um bom tempo para quem deseja obter preparo para se dar bem nas avaliações físicas. De acordo com especialistas nesse tipo de concurso, três meses é o mínimo que dá para focar bem no fortalecimento corporal e aprendizado técnico dos exercícios.

Principais exercícios cobrados no Teste de Aptidão Física

Em relação aos exercícios físicos que são cobrados no Teste de Aptidão Física, deve-se saber que pode mudar de concurso para concurso. Portanto, assim que o Edital for divulgado, confira tudo o que será exigido.

Apesar de haver variáveis, alguns exercícios costumam ser cobrados em todos os concursos militares. Por exemplo: flexões, abdominais completos e barras fixas.

Teste de Aptidão Física


E então, pronto para se preparar? O TAF não é nada fácil e exige muito condicionamento físico. Por isso, não demore para começar seus treinos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.