Concursos Públicos: 5 erros que você deve evitar

Muitos concurseiros acabam cometendo erros clássicos (ou não tão clássicos) no estudo para Concursos Públicos. Saiba aqui 5 erros que você deve evitar para obter sucesso nos seus resultados.

5 erros que o concurseiro deve evitar

1. Não analisar o edital

Muitos concurseiros cometem o erro clássico de não analisar bem o edital, esse é o maior erro e deve ser evitado! Há informações extremamente relevantes no edital que devem ser conferidas e revisitadas, como o conteúdo programático, por exemplo.

Conferir o conteúdo programático é um dos principais passos para organizar adequadamente um cronograma de estudos.

2. Não conhecer o estilo da banca organizadora

Cada banca organizadora/examinadora imprime um perfil para suas avaliações, além das bancas adotarem métodos distintos de correção. Logo, não conhecer o estilo da banca é um erro no processo de preparação porque existem estilos de provas e orientações distintas.

Assim, ao pesquisar e conhecer a banca, você poderá direcionar os estudos de acordo com o que a banca do seu concurso costuma mais cobrar.

3. Estudar com materiais inadequados

Um dos erros mais comuns que você deve evitar é o de estudar com materiais pouco confiáveis ou inadequados, pois, além de você perder tempo, pode ser conduzido ao erro na realização da prova.

Nesse sentido, é de suma importância utilizar materiais de qualidade, de preferência que tenham o direcionamento de acordo com o perfil da banca.

4. Dedicar-se a concursos de diferentes linhas ao mesmo tempo

Tentar abarcar diversas linhas de concursos ao mesmo tempo pode ser um tiro no próprio pé. Muitos concurseiros tentam áreas fiscais, tribunais, carreiras policiais etc, tudo ao mesmo tempo, contudo, isso revela falta de estratégia, pois esses concursos apresentam diferenças entre si.

Desse modo, o candidato corre o risco de não ser aprovado em nenhum dos concursos. É necessário ter um planejamento e manter o foco.

5. Estudar na véspera

Estudar na véspera definitivamente não é uma boa ideia para aqueles que desejam ser aprovados em Concursos Públicos.

Primeiramente, se você não estudou por meses de forma organizada e dedicada, você não vai aprender todo o conteúdo programático previsto no edital de um dia para o outro. Contudo, se você tiver estudado durante meses e se preparado adequadamente para o concurso, estudar na véspera ou tentar revisar um dia antes com apostilas, resumos ou mesmo simulados, só trará ansiedade.

Desse modo, recomendamos que o estudo seja feito de maneira antecipada. Na véspera do concurso, o candidato deve focar em relaxar a mente e descansar o corpo para estar bem disposto no dia da prova.

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário!

Veja também Conheça os principais métodos de estudo para Concursos Públicos.

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/concursos-publicos-leia-o-edital-estrategicamente/

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.