Concurso público: Como escolher a carreira certa?

Selecionamos algumas sugestões para ajudar você a escolher a área certa antes de prestar concursos

Quem está se preparando para prestar concursos públicos tem pela frente um leque de áreas para escolher. Muitos não focam em uma carreira só e acabam se perdendo diante de tantas possibilidades.

Para ter resultados mais efetivos tanto nos estudos quanto nas provas, de fato, é importante delimitar uma carreira.

Apesar de serem muitas as áreas do serviço público, há algumas que estão entre as mais visadas e relevantes atualmente. Por exemplo:

  • Controle
  • Fiscal
  • Bancária
  • Policial
  • Tribunal
  • Administrativa

São seis campos de atuação que estão presentes em muitos e muitos certames, direcionados para o trabalho em todos os estados do Brasil e todas as esferas públicas, ou seja, municipal, estadual e federal.

Selecionamos algumas sugestões para ajudar você a escolher a carreira antes de prestar concursos públicos.

Considere a remuneração

Não deixe de pensar no quanto você gostaria de ganhar com o seu futuro cargo. Muitos concurseiros querem deixar esse fator de lado para não dizer que o dinheiro é o mais importante. No entanto, é uma questão que precisa ser valorizada. Pense pelo menos em uma meta, pois varia muito de carreira para carreira.

Afinidade com alguma área

Entre todas as carreiras disponíveis, pense naquela com a qual você tem mais afinidade. A opção é sua, então aproveite para escolher a que mais gosta, que se adequa com o seu perfil e foque os seus objetivos nela.

Assim você estudará com mais determinação, sabendo onde quer chegar, qual é a média salarial, os cargos possíveis, as progressões de carreira dessa área, etc.

Para facilitar tenha em mente: Você gosta de ter uma rotina regrada? Fazer as mesmas coisas todos os dias? Você gosta de escritório? De ajudar pessoas? É uma pessoa organizada? Não se dá bem com algo rotineiro?

Quanto tempo você quer investir até a aprovação

Um fato essencial é o tempo que você precisará estudar para ser aprovado no concurso público. Esse tempo, a saber, depende de cada carreira. Há algumas que pedem uma dedicação maior, com estudo mais intenso e por um período mais longo também.

É o caso do concurso para Auditor Fiscal, que geralmente necessita de uma rotina de aprendizado de cerca de um ano. Para diplomata, então, são dois anos pelo menos para que o concurseiro consiga o tão sonhado resultado positivo na avaliação.

Há exceções em todos os caso, mas é bacana você pensar na média para o tempo de estudo.

Dicas bônus

Além de tudo isso que citamos, pense na questão da localidade para a qual destina o concurso que irá prestar. Considere se você tem disponibilidade para morar em outras cidades, se há pessoas que são suas dependentes, etc.

Outra coisa é a sua intenção para depois que conquistar o cargo almejado. Qual a progressão que quer para a sua carreira? O que você deseja para o seu futuro?


E então, pronto para escolher a carreira para os próximos concursos?

Leia também: Concursos para professor: Saiba como se preparar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.