Concurso na área de educação: conhecimentos indispensáveis

Três tópicos recorrentes em concursos para educadores.

Todos os anos surgem os esperados editais de concursos na área da Educação, para professores e pedagogos.

Sejam os concursos de municipais, estaduais ou federais, há uma lista de assuntos pertinentes à área que sofrem pouca ou nenhuma alteração de acordo com a especificidade das vagas divulgadas nos editais.

Obrigatoriamente, para vagas de professor, é necessário ter graduação em cursos de licenciatura, contudo, nem sempre estes cursos preparam o profissional adequadamente. Desse modo, para enfrentar concursos e seleções, torna-se indispensável o estudo de alguns assuntos específicos.

Se você é profissional da área da Educação e pensa em se preparar para algum concurso que possa surgir com vagas no ensino infantil, fundamental ou médio, você certamente precisará dominar os assuntos a seguir.

1. Língua Portuguesa

Seja a vaga específica ou não para professor de português, o conhecimento da língua é indispensável para a realização da prova. O domínio da ortografia oficial e da modalidade de escrita formal serão sempre avaliados.

Além disso, o candidato precisará dominar bem leitura e compreensão de texto para responder as provas, sejam de português ou não.

Caso as provas sejam especificamente para vagas de professor de português ou de língua estrangeira, necessariamente serão cobrados assuntos específicos, não só na parte escrita, mas também, em questões objetivas.

2. Didática

A didática é um dos temas mais importantes em concursos da área da Educação e consiste, resumidamente, em uma área de estudo da pedagogia que investiga os processos de aprendizagem e ensino.

Este conhecimento é cobrado porque engloba uma série de metodologias e técnicas pertinentes e necessários ao professor para que, em sala de aula, os objetivos de aprendizagem sejam alcançados pelos alunos.

Entra neste tópico o conhecimento sobre planejamento educacional, que consiste no conjunto de ações de abordagem científica acerca dos problemas da educação, em consonância com as prioridades estabelecidas em nível nacional para o ensino.

3. Bases legais da Educação

As normas legais que regem as práticas de Educação no país também são muito cobradas nas provas. É necessário dominar tudo o que diz respeito ao ensino no plano das Políticas Públicas Educacionais (Plano Nacional de Educação, Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais etc) e da Legislação Educacional.

Logo, o candidato deverá ter amplo conhecimento das normas e diretrizes estabelecidas pela Constituição Federal, no tocante à educação, e pelo Ministério da Educação.

Com essa lista, você já sabe por onde começar seus estudos!

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.