Concurso após os 40 anos: Veja razões para não desistir

Saiba como o serviço público ainda pode ser a sua meta de vida mesmo na maturidade

Muitas pessoas sonham em entrar para o serviço público, mas acham que já é tarde demais para prestar concurso. Geralmente, essa dúvida ocorre em quem possui mais de 40 anos idade, quando a fase de estabilização financeira tende a acontecer.

Claro que a insegurança é comum. Mas de acordo com quem já teve essa experiência, não há motivos para tanto pânico assim.

Afinal, quais as razões para prestar concursos públicos após os 40? Veja uma reflexão sobre o tema a seguir.

Vantagens de tentar o serviço público com mais de 40

Concurseiros mais maduros, que possuem 40 anos ou mais, tendem a saber como se organizar melhor em seu cronograma de estudos. Podem até investir em cursos online sem medo que conseguirão se adaptar mais facilmente sem muita procrastinação.

Está aí uma primeira vantagem perto dos mais jovens, que na maioria das vezes, por ansiedade genuína, acabam se perdendo nesse momento.

Além disso, surge como um benefício a determinação. Afinal, decidir prestar concurso é algo que demanda muito foco no que se quer e, de fato, não é uma meta simples. Então, aos 40 geralmente a pessoa quer mudar de carreira ou crescer profissionalmente e se encontra obstinada pelo cargo público. Isso facilita a busca pela vaga.

A hora da prova também se formula de modo diferente para os candidatos mais velhos. Experientes, podem deixar de lado aquela ansiedade e afobação que geralmente

Normalmente, uma pessoa mais jovem fica mais ansiosa e pode se perder durante um exame. Já uma pessoa com mais maturidade, tem maior capacidade de concentração, mais calma, e pode usar isso tanto para selecionar melhor os conteúdos durante os estudos, quanto no momento da prova.

Idade limite para prestar concurso

De fato os concursos públicos em seus editais podem exigir que os candidatos tenham uma certa faixa de idade. Ter 18 anos completos, no mínimo, no dia da posse, entretanto, é algo requisitado pela totalidade dos certames. Outros podem pedir que o candidato tenha no máximo 65 anos.

Apesar disso, a Constituição Federal, não requisita nenhuma idade máxima para prestar concurso público. Não há uma lei que determina isso, a saber. Por isso mesmo que recomenda-se conferir o edital assim que é divulgado, pois lá constam as exigências, incluindo a faixa etária.

E então, gostou de saber mais sobre o tema?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.