Concurseiro: A falta de foco pode estar te prejudicando

O mundo dos concursos é uma caixinha de surpresas. Concurseiros de plantão sabem bem como é estar se preparando para um certame e ver que ele foi adiado ou cancelado.

Outra situação comum é estudar para uma área na qual já até tem experiência e se empolgar com o concurso recém-lançado para outra carreira. Sim, parar tudo para fazer um certame de um campo totalmente diferente é algo que muitos já fizeram.

Em ambas as situações há exemplos de falta de foco, um dos principais problemas de quem não consegue a tão sonhada aprovação.

Exemplos atuais que tiraram foco de concurseiros

Recentemente o edital para o concurso do Senado foi divulgado e muitos concurseiros viram aí uma chance incrível de entrar para o serviço público com altos salários ainda. Afinal, a média de ganhos gira em torno de 20 e 25 mil reais, mas o teto é de R$ 34 mil.

No entanto, de acordo com o histórico de aprovação em concursos do Senado e correlatos, quem conquista as vagas normalmente são participantes que já atuam como servidores, que até ganham bem e estão se preparando faz muito tempo.

Há quem pense que sair do zero para ser aprovado em um concurso assim, desse porte, é algo plausível. Mas, acredite, não é.

Outro exemplo é o recém-confirmado edital de concursos da PF e da PRF, que contarão, juntos, com mais de 4 mil vagas.

Essa é  uma notícia que enche os olhos dos concurseiros. E faz com que muitos deles percam o foco em uma determinada área e migrem, deixando tudo o que estudaram para trás.

Isso porque, muitas vezes, não é possível aproveitar conteúdos que são bem pontuais para certas carreiras. Isso é fato. Concursos para carreiras administrativas não abordam as mesmas disciplinas do que certames para carreiras policiais.

Perigo das expectativas altas

Um dos fatores para isso acontecer com muita gente é a pressão para fazer os concursos do momento, acreditando que são oportunidades únicas. Muitos cursinhos, inclusive, vendem essas expectativas a cada edital lançado, gerando muita ansiedade.

É aí que a falta de foco pode aparecer e mexer com todo o seu cronograma de estudos. Você começa a estudar para os concursos super em alta e acaba não se concentrando em nenhum. Ou seja, é um esforço, às vezes, de anos, perdido.

Por isso, a dica é que você escolha uma carreira, aquela que você mais se identifica. E estude somente para ela, se inscrevendo nos concursos dela sempre que saírem editais.

Leia mais sobre isso!

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/concurso-publico-carreira-certa/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.