Aulas EAD: Como aproveitar ao máximo e fazer a diferença

Com mais adeptos a cada ano, o ensino a distância demanda bastante disciplina do aluno

As aulas EAD têm sido uma realidade para a maioria dos estudantes brasileiros. Afinal, com a pandemia do novo coronavírus as instituições de ensino precisaram se adaptar diante da necessidade de distanciamento social.

Apesar de não ser uma novidade, a educação a distância está sendo uma aliada nesse momento e cotada para sofrer um crescimento abrupto no pós-pandemia.

Sendo assim, com o aumento por aulas EAD, surge também uma alta busca por dicas para ter mais produtividade nessa nova modalidade de ensino. A seguir você pode ver algumas bem eficientes.

Aulas na palma da mão

Aulas EAD podem ser acompanhadas na palma da sua mão com a ajuda de tablets e smartphones. Portanto, não é um ensino “engessado”, no qual só ocorre estando em casa, como muita gente pensa.

Você pode aliar outros compromissos com as atividades acadêmicas. Lembrando que além do acesso online aos conteúdos há instituições que dispõem de materiais para serem conferidos offline, em PDF ou aulas gravadas que podem ser baixadas.

Áudio books

Áudios books estão na moda atualmente e podem ser utilizados para incrementar seus estudos em aulas EAD.

Podem ser ótimos para aqueles momentos que você deseja continuar estudando mesmo no transporte público para casa ou então durante uma viagem, por exemplo.

Livros físicos

Uma forma de se desligar na web e mesmo assim contribuir para o seu aprendizado é apostar em livros físicos, bem como outros materiais, como apostilas, por exemplo. Eles não precisam ser deixados de lados.

Bibliotecas online

Uma facilidade proporcionada pela internet é a possibilidade de acessar conteúdos de todo o planeta sem sair de casa. Para as aulas EAD essa é uma excelente saída, garantindo que você possa extrair o máximo de conhecimento sem precisar ir até uma biblioteca física.

Fora os e-books que você encontra, há também sebos online que vendem livros por um preço bem camarada.

Grupos online

Uma estratégia para deixar seu estudo em aulas EAD mais dinâmico e motivador é reunir colegas de turma – se houver – em um grupo online.

Esse grupo pode ser para trocar ideias acerca das matérias, de trabalhos, sobre a carreira ou simplesmente para descontrair. Ele ajuda a tirar a sensação de que você está estudando sozinho. Ou seja, você sai da monotonia.

Há diversos aplicativos atualmente, além do Whatsapp, que permitem reuniões acadêmicas com ferramentas bem interessantes.

Anotações à mão

Outra dica para fazer as aulas EAD serem bem produtivas é não ficar somente no que é chamado pelos especialistas de “estudo passivo”. Ou seja, só assistindo a aulas ou lendo conteúdos.

Faça a sua parte fazendo seus próprios resumos, com aquilo que entendeu e com suas próprias palavras.

Para ser mais produtivo nas aulas EAD, organize seu tempo, crie cronograma de estudos conforme as prioridades e estude em um ambiente calmo e limpo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.