Como o ambiente de estudo afeta sua produtividade

Há uma forte relação entre a área escolhida para o estudo e o desempenho no aprendizado

Existem vários fatores que afetam sua produtividade durante os estudos, incluindo estresse, hora do dia e a motivação. Mas um que você pode ter esquecido é o seu ambiente físico.

De acordo com um estudo realizado pela Science Direct com alunos do ensino fundamental, o espaço escolhido para estudar pode afetar o desempenho e o bem-estar das crianças em geral em até 16%. Os estudantes universitários, pré-vestibulandos ou concurseiros também não estão imunes a essa influência.

Estudar em casa, algo recorrente agora, em tempos de pandemia, você é o único responsável por seu foco, e uma coisa que pode ajudá-lo (ou sabotá-lo) é o seu entorno.

Relacionamos a seguir os principais fatores do ambiente que podem prejudicar a sua produtividade.

Sons do ambiente

Você tem problemas para manter sua atenção e se distrai facilmente? Um simples barulho já tira você do foco de sua leitura? Às vezes, não se trata apenas do volume. Muitos estudantes se distraem com o “ruído” mais comum e discreto, como uma torneira pingando, por exemplo.

Outros não conseguem focar quando tudo está muito quieto. Engraçado, não é mesmo? Mas você certamente tem alguma dessas características. O truque é conhecer a si mesmo.

Você tem um desempenho melhor em silêncio ou talvez precise de música de fundo para poder se concentrar?

Iluminação

Ler com pouca iluminação estressa seus olhos, enquanto uma iluminação artificial severa pode causar dor de cabeça, mas esse fator vai muito além dos problemas oculares.

A iluminação afeta o estado de alerta, a concentração e desempenho cognitivo em geral, segundo estudos. Muita luz artificial pode deixá-lo estressado e com sono.

A temperatura e a direção da iluminação são fatores significativos também que podem prejudicar ou melhorar os resultados do estudo.

Temperatura

Você pode manter o foco em uma sala muito quente ou muito fria, mas apenas por um tempo. Essas circunstâncias tendem a se tornar insuportáveis e logo você vai se desviar dos estudos.

Esse fator é algo que não pode ser solucionado por todos, uma vez que é necessário de aparelhos específicos para isso.

Qualidade do ar

A baixa qualidade do ar também prejudica sua produtividade nos estudos também, sabia?

O ar poluído torna o aprendizado desconfortável, causando problemas como tosse, olhos lacrimejantes, dores de cabeça, náusea e tontura.

Algumas das dicas para melhorar a qualidade do ar em um espaço de estudo são abrir as janelas várias vezes ao dia, utilizar produtos de limpeza orgânicos, limpar os filtros do ar condicionado, introduzir plantas no ambiente de estudos e usar purificadores de ar.

Distrações

O celular é sempre tentador na hora dos estudos. Se você deixá-lo com as notificações ativadas e próximo a você, certamente vai te distrair e afetar sua produtividade.

Tente desligar o telefone (a TV, o rádio e até o computador, se você não estiver usando-o para estudar). Deixá-lo em um outro cômodo é uma sugestão eficiente.

Recompense-se com pausas quando você poderá verificar seu e-mail e suas redes sociais.

Leia também outro artigo sobre essa tema:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/indicios-estudando-errado/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.