O que fazer para acordar com motivação para estudar

As manhãs precisam ser mais produtivas para você? Então confira dicas para melhorar seu ritmo ao levantar da cama

Uma das maiores dificuldades dos estudantes é acordar motivado. De fato, isso é algo complicado de conseguir, afinal, a motivação não bate à porta todos os dias.

De acordo com muitos especialistas, adquirir disciplina pode ser mais valioso do que contar sempre com a tal ‘motivação’. Pois é!

Criando uma rotina fica mais fácil de ter em mente o que se deve fazer e realmente colocar em prática. Quando se está disciplinado, dificilmente os afazeres ficam para depois ou saem da agenda.

Por isso, selecionamos algumas dicas para se organizar, se disciplinar e, assim, se motivar todas as manhãs para estudar.

1. Prepare a noite anterior

Acredite ou não, quando se trata de dicas de como acordar, a melhor rotina matinal vai depender mesmo do que você fez na noite anterior. Antes de se enfiar debaixo das cobertas e se aconchegar, reserve um tempo para revisar seu dia e planejar sua manhã. Anote todos os detalhes de projetos em andamento ou problemas que podem estar incomodando você e que podem afetar sua capacidade de ter uma boa noite de sono.

Escreva o que tem em sua rotina, as matérias que precisa estudar, assim como os horários destinados a cada estudo. Isso vai ajudá-lo a relaxar, sabendo que poderá aumentar sua produtividade pela manhã e também ao longo do dia.

2. Tenha uma boa noite de sono

Acordar revigorado e desenvolver uma rotina matinal eficaz depende de você estar bem descansado e pronto para começar. De acordo com pesquisas, para muitos adultos, dormir de 7 a 8 horas está ótimo. No entanto, cada pessoa mostra uma necessidade diferente, reconheça a sua.

Certifique-se de que não haja nenhuma luz forte que possa afetar sua capacidade de dormir. Nossos corpos são biologicamente programados para dormir quando está escuro.

Veja um post para te ajudar nisso – Dicas para estudantes dormirem melhor

3. Não aperte o botão ‘soneca’

Muitos de nós apertamos o botão de soneca até o último segundo possível e então corremos para se preparar o mais rápido possível. No entanto, acordar quando o alarme dispara pela primeira vez pode ser uma ótima maneira de colocar seu corpo em funcionamento. Depois de levantar, fique acordado! Seu corpo realmente não se beneficiará com mais alguns minutos de descanso.

Um post aqui discorre sobre esse impulso para fazer as coisas – Regra dos 5 segundos: Conheça a técnica que motiva você a estudar

4. Marque uma atividade logo ao acordar

Tenha um plano para o que deseja fazer pela manhã e cumpra-o. Quer sua meta seja se levantar e ler um artigo ou livro para fins educacionais ou então de inspiração, verificar seu e-mail, faça algumas tarefas domésticas, exercícios físicos, enfim, algo que leve como a ter um objetivo para sair da cama.

5. Reserve um tempo para meditar e refletir

Muitas pessoas descobrem que utilizar de 10 a 15 minutos pela manhã para meditar e refletir as ajuda a começar o dia com paz. Relaxar, deixar as preocupações do dia irem embora e se concentrar nos aspectos positivos de sua vida pode ajudá-lo a se sentir elevado e inspirado para estudar para as metas mais desafiadoras, como um concurso público, por exemplo.


E então, o que achou das dicas? Aposte nelas para acordar mais motivado a estudar, trabalhar, assim como fazer tudo da sua agenda.

Leia também: 6 maneiras de driblar o sono durante os estudos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.