A pontuação correta é indispensável para o sucesso de sua redação

Confira algumas dicas para deixar o seu texto mais claro.

Quem está pensando em fazer um concurso ou está se preparando para o vestibular sabe que uma boa escrita é indispensável para obter sucesso nas provas escritas, principalmente nas provas de redação, como a do ENEM, por exemplo.

O que muitos não sabem é o porquê de seus textos não obterem as notas mais desejáveis. Um dos principais motivos que levam os corretores a diminuírem a nota dos candidatos é a falta de conhecimento quanto à escrita formal.

Erros comuns

O costume diário de se comunicar informalmente por texto através da internet pode levar muitas pessoas a “relaxarem” a escrita, esquecendo-se de pontuar as orações ou acentuar adequadamente as palavras. Contudo, esse hábito pode diminuir drasticamente a nota de quem vai prestar concurso ou vestibular e precisa escrever um bom texto formal.

Por esse motivo, além de se preocupar com a estrutura e organização da redação, é importante dar atenção à pontuação das orações no seu texto para torná-lo o mais claro possível e de agradável leitura.

Errar na pontuação é muito comum até para quem está acostumado a escrever textos mais longos e esses erros podem causar vários danos ao texto. Uma má pontuação pode tornar a leitura demasiadamente exaustiva para o corretor e pode afetar o sentido das sentenças, prejudicando sua compreensão. É preciso estar atendo(a)!

Quer saber como melhorar o seu texto?

Pontuar adequadamente pode parecer difícil para algumas pessoas, mas há algumas dicas de pontuação muito simples de seguir e que podem salvar o texto:

1. Entenda para que serve cada item de pontuação:

Usar cada sinal gráfico (ponto, vírgula, exclamação, ponto e  vírgula, dois pontos, aspas, reticências etc) da forma correta é o primeiro passo para garantir um bom texto, portanto, é necessário estudar o que cada sinal significa no texto.

Cada sinal de pontuação possui uma função diferente e tem como como objetivo recuperar mecanismos da língua falada, como entonação e pausas. Se você não sabe o que cada um significa, será bom retomar estudos básicos e relembrar os usos para empregá-los da melhor forma.

2. Cuidado com as vírgulas:

A vírgula parece o sinal mais simples de usar por ser os mais comum em um texto. Mas não se engane! Há ciladas clássicas no uso da vírgula, que pode significar muitas coisas em um texto, mas tradicionalmente indica uma pequena pausa.

Uma dessas ciladas é recorrente em textos de estudantes de todos os níveis e, principalmente, entre vestibulandos: separar o sujeito do verbo. Em nenhuma hipótese separe o sujeito do verbo. Há aí uma relação sintática que não deve ser quebrada por pontuação.

É possível inserir informações entre sujeito e verbo sem que se faça essa quebra, como através de um aposto, por exemplo:

O MEC, Ministério da Educação, liberou nova portaria.

Portanto, é preciso usar as vírgulas com bastante atenção.

3. Se não souber como pontuar, mude:

Caso você tenha escrito uma sequência de frases e não sabe como pontuá-la adequadamente ou percebeu que de algum modo aquela pontuação não ficou adequada, não se torture. A melhor opção quando você está em situação de avaliação é reconstruir as frases de modo que você consiga pontuar.

4. Explore as opções: 

Não se limite aos pontos e as vírgulas. Os sinais de pontuação são restritos, mas não existe apenas pontos e vírgulas. Explore as outras opções. Não tema ao usar os parênteses, o ponto e vírgula ou dois pontos, por exemplo.

Usar adequadamente os diversos sinais pode enriquecer o seu texto, tornando-o mais dinâmico. Lembre-se que períodos muito longos podem cansar o seu leitor, use a pontuação a seu favor.

Tenha cuidado apenas para não utilizar sinais que são mais usuais a outros tipos de texto. Saiba adequar a entonação do texto ao tipo ou gênero textual em questão a partir do seu próprio conhecimento de comunicação.

5. Leia e releia atentamente:

Parece besteira dizer isso, mas não é: releia o seu texto. No afã de concluir a redação, em virtude do tempo de realização das provas dos concursos e vestibulares, muitas pessoas acabam não lendo o que escreveram. Esse é um dos piores erros.

É indispensável separar alguns minutos do seu tempo para reler o texto e corrigir possíveis erros ortográficos, de pontuação ou acentuação. Isso ajuda a sentir o texto. Tente se distanciar do texto e lê-lo como o seu corretor lerá, assim, você pode identificar problemas de falta ou excesso de pontuação, se houver, melhorando a compreensão dos parágrafos.

É de suma importância estar preparado para pontuar adequadamente a sua redação, então não economize tempo com isso, pois pode otimizar seu tempo de realização de prova e agregar qualidade a sua escrita.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.