A Criação da ONU: organização criada no contexto pós-Segunda Guerra Mundial

A Criação da ONU: um resumo sobre os principais tópicos

A Criação da ONU é um dos marcos do período que sucede a Segunda Guerra Mundial. A organização existe até os dias de hoje e possui um papel fundamental na resolução de conflitos internacionais.

Assim, devido aos impactos causados por esse acontecimento em todo o mundo, a criação da ONU e também as funções da organização são cobrados com certa frequência nas principais provas do país. Em especial, o assunto tem grandes chances de aparecer em questões da Fuvest, da Vunesp e do vestibular da UERJ e da Unicamp.

A Criação da ONU: Introdução

A ONU, abreviação de Organização das Nações Unidas, foi oficialmente criada no dia 24 de outubro de 1945, em São Francisco, nos Estados Unidos. 

A sua criação ocorre no contexto pós-Segunda Guerra Mundial, em que os países procuravam impedir que ainda mais conflitos ocorressem. A Europa e as Américas estavam destruídas devido ao conflito mundial e precisavam de alguma instituição que pudesse garantir a paz, ao menos por algum tempo. Assim, a ONU é  criada como uma tentativa de  formar uma união de nações que garantisse a manutenção de uma relação amistosa entre os países. 

A criação da ONU também irá resultar no surgimento de agências e instituições especializadas em questões humanitárias. Entre elas, podemos citar a Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Banco Mundial e a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

É importante ressaltar que a primeira conferência da ONU ocorreria somente no ano seguinte, em 1946.

A Criação da ONU: Características e objetivos

A proposta da ONU é manter a paz e a segurança internacional, bem como desenvolver a cooperação entre as nações. Com isso, espera-se que a ONU possa solucionar eventuais problemas e conflitos nas áreas culturais, econômicas, sociais e humanitárias. Além disso, a organização tem também como função preservar o respeito às liberdades fundamentais e aos direitos humanos.

Igualmente, a Organização foi criada com o objetivo de efetivar a cooperação internacional a fim de resolver os problemas mundiais sejam, econômicos, sociais, culturais e humanitários. A sua sede funciona também como  o centro comum onde deve-se harmonizar a ação das nações para a conquista desses objetivos.

Os 50 países que assiram a Carta de Criação da ONU devem também cumprir com alguns objetivos. Entre eles, podemos citar: resolver seus conflitos internacionais pacificamente, acompanhar as Nações Unidas em qualquer medida tomada, impedir que os preceitos da Carta sejam feridos e defender a igualdade entre todos os indivíduos.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.