A Revolta da Chibata: resumo sobre a importante revolta da Marinha!

A Revolta da Chibata: os principais tópicos que envolvem esse assunto!

A Revolta da Chibata foi uma importante revolta envolvendo membros da Marinha brasileira e que ocorreu durante o período conhecido como República Velha.

O evento é de suma importância para a história das revoltas brasileiras. Devido a isso, A Revolta da Chibata é muito abordada por questões de história do Brasil de vestibulares, da prova do ENEM e também de provas de concursos públicos, principalmente aqueles militares.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com aquilo que você precisa saber sobre a revolta.

A Revolta da Chibata: Introdução

A Marinha brasileira, em 1910, durante a República Velha, era composta principalmente por negros que tinham conquistado a liberdade a pouco tempo. Os outros membros eram indivíduos humildes e com poucos recursos. Para os dois grupos, porém, a rotina de trabalho que deveria ser enfrentada era exaustiva e os salários recebidos eram baixos e incompatíveis com o custo de vida da época. Além disso, os oficiais recebiam constantes aumentos, ao contrario do que acontecia com os marinheiros de patentes baixas.

Além disso, a rígida disciplina dos marinheiros era mantida pela execução de castigos físicos, incluindo a “chibatada”. Os castigos eram aplicados com frequência e, muitas vezes, sem motivos específicos, o que gerava grandes insatisfações.

A Revolta da Chibata: Antecedentes

A Revolta da Chibata foi uma manifestação militar realizada pelos membros de baixa patente da Marinha brasileira. Ela ocorreu no Rio de Janeiro de 22 a 27 de novembro do ano de 1910.

No dia 22 de novembro, o marinheiro Marcelino Rodrigues Menezes desmaia após receber 250 chibatadas como castigo. A insatisfação com a situação foi imediata e se juntou aos baixos salários e péssimas condições.

Assim, o marinheiro João Cândido Felisberto, que ficou conhecido como Almirante Negro, lidera a revolta. A luta recebeu o apoio de alguns navios, como o “Bahia”, o “Deodoro” e o “São Paulo”.

A Revolta da Chibata: Objetivos

Os revoltosos pediam o fim imediato dos castigos, a anistia aos envolvidos e melhores condições de trabalho e de alimentação.

As péssimas condições de trabalho dos marujos não foi a única motivação para a revolta. No Brasil como um todo, as famílias mais pobres, de onde vinham os marinheiros, sofriam com a pobreza e a desigualdade social. Sendo assim, os historiadores consideram a revolta da Chibata também uma revolta contra as desigualdades sociais e raciais.

A Revolta da Chibata: Desfecho

Hermes da Fonseca era o presidente no ano da Revolta. No dia 26 de novembro, da Fonseca encerra o conflito: 37 revoltosos são presos e mais de dois mil marinheiros, incluindo o líder Felisberto, são expulsos da Marinha.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.