6 filmes para quem gosta de matemática (ou quer começar a gostar)

Gostar de matemática parece algo impossível para muitos estudantes. Para outros, a matéria é fascinante e até fácil de aprender.

Mas uma coisa é fato, não dá para negar que é uma das ciências mais valiosas do mundo, tendo proporcionado a invenção de muitas tecnologias para o mundo que vivemos hoje.

Por ser tão essencial e marcante, há diversos filmes que foram inspirados em matemáticos célebres e importantes da história.

Listamos 6 longas sobre matemática para você conhecer!

Uma Mente Brilhante

O gênio da matemática John Forbes Nash Jr. é o protagonista da história de Uma Mente Brilhante. Aos 21 anos, casa-se com uma bela mulher e continua seus estudos, repletos de inovações. Não demora muito, porém, para apresentar sinais de esquizofrenia. Mesmo em meio à luta contra a doença degenerativa, ganha o prêmio Nobel.

O Jogo da Imitação

O filme se passa na Segunda Guerra Mundial, quando o governo britânico precisa quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. É aí que um grupo de estudiosos é recrutado, incluindo Alan Turing, um matemático de 27 anos que, apesar de brilhante, não se relaciona bem com ninguém a sua volta.

O Homem que Viu o Infinito

Nesse longa você conhece a história de Srinivasa Ramanujan, matemático indiano que contribuiu imensamente para o mundo da matemática. Mostra toda a sua participação no estudo da teoria dos números, das série infinitas e frações contínuas.

Gênio Indomável

Em Boston, um jovem de 20 anos que já teve algumas passagens pela polícia e servente de uma universidade, para a sociedade, parecia só mais um garoto-problema e sem futuro.

No entanto, quase sem querer, se revela um gênio em matemática. Após uma confusão, por determinação legal, precisa fazer terapia. Ele consegue começar a se ‘encontrar’ quando se identificar com um de seus psicólogos.

Mentes que Brilham

Fred Tate, com apenas sete anos de idade, se destaca brilhantemente em áreas como matemática e artes. Sabendo de seu dom, incumbe-se de total responsabilidade mesmo tão jovem. Sua mãe, por outro lado, só deseja que o filho seja encarado pelos outros como uma criança normal, e acaba limitando seu potencial.

Quebrando a banca

O filme narra a história de Ben Campbell, um jovem tímido e superdotado do MIT que, se vê precisando pagar a faculdade. Ele tem a ideia de conseguir o dinheiro em jogos de cartas com um grupo que faz suas apostas em Las Vegas. O líder, Micky Rosa é um professor de matemática e gênio em estatística, que monta um complexo sistema de sinais para vencer  praticamente todas as partidas.

E então, você já conhecia algum desses filmes inspirados na matemática e seus estudiosos? Tem algum que ficou faltando nessa lista?

Leia também outro artigo com dicas interessantes: Filmes brasileiros para citar questões sociais na redação do ENEM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.