6 Dicas para ler textos filosóficos

Textos filosóficos podem ser bem complicados de entender em um primeiro – e até em um segundo – momento.

Há termos difíceis, nada comuns, e que precisam ser destrinchados para dar continuidade na compreensão da leitura.

Acompanhe a seguir dicas para ler e entender livros filosóficos com tranquilidade.

Leitura para compreensão

Em primeiro lugar, um pouco de contexto. Tenha em mente que quando você está lendo filosofia, o que você está realmente fazendo é tentar entender um texto escrito. Isso é muito diferente de outras formas de leitura, como – digamos – percorrer a página de um jornal para coletar informações ou ler um romance para desfrutar de uma boa história. A leitura filosófica é um exercício de compreensão e deve ser tratada como tal.

Filosofia é discutir

A escrita filosófica é uma escrita persuasiva. Quando você lê uma peça filosófica, está lendo a opinião de um autor que está tentando persuadi-lo da plausibilidade ou implausibilidade de uma posição. Você vai comprar a posição do autor? Para decidir, você precisa entender totalmente as ideias apresentadas e as estratégias retóricas empregadas.

Sem pressa para ler

Os escritos filosóficos são densos e difíceis. Ao ler, estabeleça metas realistas. Embora a leitura de uma página de um romance possa levar apenas trinta segundos, algumas páginas de filosofia exigem pelo menos dez minutos ou mais.

Qual é o ponto principal

Antes de realmente começar a ler, dê uma olhada no artigo para ter uma noção do ponto principal que o autor está tentando fazer e da estrutura da peça. Se for um ensaio, leia o primeiro e o último parágrafos na íntegra. Se for um livro, olhe para o índice e leia os comentários iniciais. Depois de ler a peça, você estará mais bem equipado para mergulhar e ler todo o texto de maneira inteligente.

Faça anotações após ler

Mantenha um lápis e um marcador de texto com você e marque o que lhe parecer as passagens cruciais: onde a tese principal se apresenta; onde os conceitos-chave se situam; onde os principais argumentos ou então razões são fornecidos. Tente também ter uma noção dos pontos mais fracos da peça geral.

Pense criticamente

Sua tarefa como leitor de filosofia não é apenas receber informações, como faria com um livro de biologia: você está se envolvendo com uma discussão. Você pode concordar ou discordar – mas de qualquer forma, você precisa saber por que formou uma opinião específica. Durante a leitura, procure falhas no argumento do escritor e marque-as. Se você está lendo para uma aula, quase certamente precisará escrever ou falar sobre sua resposta ao argumento do escritor.

E então, o que achou do conteúdo? Você tem dificuldades para ler textos filosóficos? Aproveite as dicas!

Não deixe de ler também – 5 temas de filosofia que caem sempre no Enem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.