5 dicas para melhorar a interpretação de textos para concursos e vestibulares

A interpretação de textos é um dos assuntos mais cobrados em provas de Língua Portuguesa, sejam elas de concursos, vestibulares ou do Enem. Contudo, não se restringe a isso.

Todas as provas envolvem a leitura e a interpretação em maior ou menor grau de dificuldade! As avaliações de matemática, por exemplo, podem exigir até leitura de gráficos, que não deixam de ser textos. Além, é claro, de todas as questões envolverem uma parte de escrita.

Logo, a leitura e a interpretação devem ser uma das principais preocupações dos estudantes que prestarão alguma prova.

Cinco dicas para melhorar a interpretação de textos

1. Leia muito!

Alguns estudantes simplesmente têm preguiça de ler, mas a péssima notícia é que isso não ajuda em nada. A principal forma de melhorar seus resultados é investindo em tempo de leitura. Então, nada de fazer corpo mole!

A depender dos seus objetivos, você pode ler mais ou menos quantidade de textos por dia, mas a dica é ler ao menos um pouco todos os dias e não somente no momento de estudo, criando um hábito de leitura à parte.

2. Varie as leituras

A interpretação é ampla e, nas provas de concurso e vestibular, costumam cair diversificados tipos de texto, como gráficos, cartuns, tirinhas, poemas, prova, entre outros.

Logo, é recomendável que você não restrinja sua leitura diária aos textos verbais ou apenas aos textos em prosa. Diversificar ajudará você a estar mais familiarizado com os gêneros e tipos textuais na avaliação.

3. Priorize textos formais

Apesar de diversos tipos e gêneros textuais caírem nas provas, para a interpretação de textos das questões é bom que o aluno se familiarize com a escrita formal, então, apesar de diversificar os textos, priorize leituras como notícias de jornal, livros e outros, desde que obedeçam as normas de escrita.

4. Leia, pergunte e explique

Além de ler todos os dias, faça o exercício de se perguntar coisas como “do que se trata o texto?”, “qual é sua ideia central?”, “quais são as palavras chave desse texto?”. Desse modo, fazer essas perguntas e tentar respondê-las durante as leituras (ou ao final delas) ajudará você a pensar criticamente sobre o texto, logo, a melhorar sua prática de interpretação.

5. Pratique com textos de provas antigas

Além disso tudo, uma dica preciosa, apesar de já conhecida por muitos, é a de ler os textos das provas de concursos anteriores ou as avaliações de vestibulares e Enem de anos anteriores.

Assim, além de ter as perguntas das provas para guiar seu processo de interpretação, você se habitua com os gêneros e tipos textuais que mais costumam aparecer nesses exames.

Gostou das dicas? Então deixe seu comentário!
Confira aqui mais dicas de educação.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.