5 dicas de como preencher o gabarito da prova sem cometer erros

O momento de marcar as alternativas no gabarito é um dos mais importantes na realização de um exame. No entanto, por falta de atenção, muitos estudantes acabam se atrapalhando e perdem pontos mesmo em questões para as quais têm a resposta correta. 

Desse modo, pensamos 5 dicas de como preencher o gabarito da sua prova sem cometer erros. Confira abaixo!

1. Separe 30 minutos para marcar o gabarito

Primeiramente, é fundamental estabelecer um tempo específico da prova apenas para passar as respostas para o gabarito. Nesse sentido, recomendamos que você separe ao menos 30 minutos. Com mais tempo, você terá mais calma ao marcar o caderno de respostas e evitará cometer erros por conta da pressa dos instantes finais.

2. Deixe as respostas bem visíveis 

Um truque ótimo para garantir uma maior agilidade ao preencher o gabarito é escrever em destaque a alternativa escolhida ao lado da questão. Desse modo, você evitará ficar procurando a resposta e poderá conferir com mais rapidez e facilidade a letra escolhida.

3. Assinale durante a prova

Tem gente que prefere deixar para marcar todas as alternativas ao final da prova, contudo, pode ser mais interessante ir assinalando enquanto você faz a prova. Assim é possível diminuir o tempo gasto para preencher o gabarito, uma vez que não precisará ficar folheando a prova para achar a alternativa escolhida. Então, assim que escolher a alternativa da questão e tiver certeza de que ela está correta, marque logo no caderno de resposta.

4. Marque pontinhos pequenos

Outra técnica muito boa é marcar pequenos pontinhos ao invés de preencher todo o espaço da alternativa de uma vez só. Ao fazer pequenas marcações você evita perder nota se errar algum ponto, pois o leitor só lê as respostas que estão totalmente preenchidas. Assim, após fazer as pequenas marcações, você deve se certificar de que estão corretas e preencher todo o espaço.

5. Improvise uma régua

Por fim, lembre do truque da régua. Sim, sabemos que você não pode usar uma régua na maioria dos exames, mas você pode improvisar uma com uma caneta ou mesmo com sua carteira de identidade, por exemplo. Assim, ao posicionar a régua no gabarito, você evitará erros em meio a tantos espaços a preencher.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário.

Clique aqui para conferir mais dicas.
Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.