5 conselhos para quem perdeu o ritmo nos estudos

Voltar a ter motivação para estudar não é nada fácil, mas é preciso. Conheça dicas!

Agora, mais do que nunca, é importante ser capaz de manter o ritmo nos estudos. Quer sua escola tenha sido fechada e você agora seja forçado a estudar em casa. Ou então esteja estudando para concursos para melhorar de vida diante dessa fase tão ruim.

De fato, estudantes do Brasil e do mundo se sentem sobrecarregados e inseguros no atual momento, assim como nada motivados para continuar se preparando. Por isso vale a pena descobrir meios de voltar a estudar para o ENEM, vestibular ou concurso.

Então, se você está procurando algum incentivo e conselho, aqui estão nossas principais dicas para encontrar a motivação para estudar.

Reconheça sua falta de motivação para os estudos

Você nunca ouviu aquele ditado famoso de que o primeiro passo para a recuperação é admitir que você tem um problema? E embora não estejamos falando sobre vício aqui, ainda é importante seguir o exemplo e ser capaz de reconhecer sua falta de motivação.

Uma grande parte de ter uma experiência escolar bem-sucedida é ter autoconsciência, ou seja, ser capaz de olhar para si mesmo e identificar seus pontos fortes e fracos. Identificar que você luta para encontrar motivação ajudará muito a voltar aos trilhos.

Mas como saber se está faltando motivação?

Aqui estão alguns sinais a serem observados:

  • Você se distrair facilmente no meio da hora de estudo
  • O tempo que você está estudando você não consegue render muito
  • Você procura qualquer desculpa para não estudar
  • Se sente ansioso ou estressado quando pensa em ter que estudar
  • Prefere dormir do que fazer qualquer outra coisa.

Continue lendo o artigo se você tem passado por momentos assim.

Tenha um objetivo

Depois de admitir para si mesmo que tem um problema, a próxima etapa é redefinir seus objetivos para que sinta que tem algo pelo qual estuda.

Sua meta de estudos pode ser algo pequeno, como ir bem na prova de matemática na próxima semana. Ou então passar no concurso público que pode mudar a sua vida. Qualquer que seja o objetivo, escreva-o e mantenha-o em algum lugar que você possa ver enquanto estuda.

Cada vez que você se sentar para sua rotina de estudos ou terminar um simulado, lembre-se dessa meta e pergunte-se: ‘o que estou fazendo está me ajudando a atingi-la?’.

Defina seus limites

Agora que você tem seu objetivo e sabe no que focaliza os seus estudos, também deve definir alguns limites. Os limites ajudam a manter a sanidade e garantem que você não trave e se queime muito cedo no ano.

Descubra o que funciona e coloque-se em algum tipo de rotina na qual você estará estudando por um determinado período de tempo e, então, fazendo uma pausa bem merecida.

Fazer pausas não só ajudará sua energia e seu humor, mas também impactará sua motivação e sua capacidade de usar seu tempo de forma produtiva. Isso também se aplica a pausas nos fins de semana e durante as férias. Não há necessidade de estudar 24 horas por dia, 7 dias por semana, então dê a si mesmo algum tempo para se recuperar na próxima semana ou semestre.

Leia mais – Estudos com pausas: Conheça o método pomodoro e suas vantagens

Veja o quão longe você chegou

Mesmo que pareça que você não está nem perto de alcançar sua meta, é provável que você tenha feito muito mais do que acredita. Você sabe mais agora do que no início do ano, por exemplo, e isso por si só é um grande progresso.

Lembre-se de que você é capaz de superá-lo. Afinal, se você está no ensino médio, por exemplo, pense como batalhou no ensino fundamental. Se estuda para passar em vestibular ou concurso, então imagine como foi difícil terminar o ensino básico, conseguir aquele emprego, adquirir maturidade para escolher fazer algo da vida, etc.

Acompanhe o seu progresso nos estudos

Este ponto se encaixa perfeitamente com o anterior: manter o controle do que você concluiu é um lembrete explícito do fato de que você pode fazer isso, você pode passar pela prova e que você não é tão ruim quanto pensa.

Para ajudá-lo a fazer isso, uma dica é manter uma lista de verificação das coisas que você deve fazer, de forma que você possa marcá-las conforme você avança. Essa sensação de realização quando você terminar será gloriosa.

Apesar do fato de que todos nós estamos enfrentando um momento de incerteza, é tão importante como sempre se manter na linha o máximo possível.

A coisa mais importante a se lembrar ao tentar estudar é que, se você fizer o melhor que pode, já é uma conquista 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.