Dicas para responder questões de Regência Verbal

A matéria de Português está presente em todos os vestibulares e provas de concursos públicos, além disso, costuma ter peso relevante na nota final. No entanto, muitos estudantes têm dificuldades em questões de gramática e, especialmente, em questões de regência verbal.

A dificuldade com regência verbal (e também nominal) afeta a tantos estudantes que chega a ser um dos assuntos de língua portuguesa com maior incidência de erro em concursos. Pensando nisso, resolvemos apresentar algumas dicas para a resolução de questões de regência verbal.

Como mandar bem nas questões de regência verbal?

Em primeiro lugar, é preciso entender que não há muita chance de acerto se o estudante não se dedicar ao estudo da teoria. Desse modo, o primeiro passo para ter um bom resultado é estudar o que dizem as gramáticas e os materiais de língua portuguesa sobre o tema. 

Ao lado do estudo teórico, é fundamental ainda que o estudante realize exercícios diversos para colocar em prática o que aprendeu. Assim, além de se preparar para a prova, o candidato poderá analisar seu aprendizado. 

Tendo em vista que esse tipo de regência diz respeito à necessidade do verbo de uma complementação, ao responder uma questão sobre o referido tópico, o estudante precisam primeiramente analisar o verbo da oração. É a partir da análise do verbo quanto a sua transitividade que podemos encontrar a resposta correta. 

Quando nos deparamos com o verbo dar, por exemplo, devemos pensar que tipos de complemento esse verbo precisa para ser satisfeito. O verbo precisa de um sujeito, um objeto direto e um objeto indireto: Minha mãe deu flores a sua neta. Desse modo, estamos diante de um verbo transitivo direto e indireto (ou bitransitivo).

Outra dica muito importante para responder as questões de regência verbal é ter atenção para a necessidade de preposição, uma vez que os verbos transitivos indiretos estabelecem regência com o objeto indireto com a presença obrigatória de uma preposição.

Por fim, estude ainda o uso da crase, pois diversas questões de regência costumam vir atreladas ao uso desse sinal gráfico, já que ele indica a contração da preposição com o artigo feminino a. Seguindo essas dicas, ficará muito mais fácil responder as questões de regência verbal!

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre educação.
Leia também O que diz o Guia do MEC sobre a redação do Enem. 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.