Os investidores iniciantes podem ter muitas dúvidas, por isso, é fundamental que se atente a alguns pontos antes de tirar todo o seu dinheiro da poupança. Confira algumas dicas!
Para que possa iniciar no mercado financeiro, suas finanças pessoais precisam estar elaboradas e direcionadas. Por isso, faça um mapeamento de sua situação atual. Falamos sobre planejamento financeiro pessoal, confira algumas dicas que podem ajudar a direcionar esse início de gerenciamento pessoal.
Buscar informação é o primeiro ponto para investir no mercado de ações. São muitas opções e é necessário que se atente a todos os detalhes para calcular seus riscos. Há muitas informações divergentes quando o assunto é a Bolsa de Valores.
Sendo assim busque por sites oficiais e confirme as informações. Dessa forma, poderá investir de forma mais direcionada.
A BM&F Bovespa, Bolsa de Valores de São Paulo disponibiliza materiais interessantes para investidores iniciantes, por exemplo. Por isso é importante se atentar aos sites confiáveis para que aprenda sobre investimentos antes de apostar suas finanças.
Além disso, canais no Youtube são de grande valia nesse aprendizado. O Gustavo Cerbasi e a Nathalia Arcuri produzem vídeos para leigos, são interessantes, didáticos e explicativos. Veja nosso artigo com indicação de livros sobre finanças para que possa elevar seus conhecimentos.
Os simuladores de investimentos estão disponíveis nos sites das corretoras de valores, de vários bancos e no próprio site da B3, a bolsa de valores oficial do Brasil.
Ao entender a lógica do mercado de ações poderá direcionar melhor seus investimentos. Poderá simular, por exemplo, o que é melhor como alternativa à poupança, Tesouro Selic ou CDB? Assim sendo, poderá analisar as taxas e comparar as opções.
A diversificação da carteira de ações é importante para que o investidor entenda a funcionalidade prática de cada investimento disponível.
Assim, pode diminuir os riscos dentro de seu próprio conceito e análise. Já que investir tudo em uma única opção é um risco grande e desnecessário. Por isso, comece aos poucos.
Todo investimento envolve risco, por isso, fuja de promessas milagrosas de riqueza rápida. O mercado é instável e todo investidor sabe que é necessário analisar para investir. Esse é mais um motivo para se orientar por meio de especialistas confiáveis.
Investir pode ser uma alternativa para aumentar seus ganhos, no entanto, calcule esses riscos para não se frustrar e desistir dessa opção.