Dicas para evitar bloqueios na escrita

O bloqueio na hora de produzir um texto é algo comum e atinge muitos estudantes. A apreensão quanto ao que e a como escrever é natural, mas quando passa da medida pode se tornar um problema. Portanto, é preciso contornar a situação com sabedoria. Os principais motivos para que o bloqueio ocorra são o perfeccionismo e a falta de compressão do seu próprio processo de escrita.

Ser exigente demais consigo mesmo é extremamente prejudicial. Muitos querem escrever o melhor texto logo de primeira, sem nenhum tipo de esforço. No entanto, há alguns passos para conseguir alcançar um texto claro e objetivo.

O que fazer para evitar os bloqueios na escrita?

A primeira dica é treinar. Sem a prática é impossível desenvolver as habilidades necessárias para dar conta do que a linguagem escrita requer. Portanto, ter regularidade no treino é um fator decisivo para o sucesso.
O segundo passo é organizar as ideias. Antes de escrever um texto é necessário um conteúdo bem definido e estruturado. Por isso, não abra mão de fazer rascunho. O rascunho é a oportunidade de desenvolver sua argumentação, anotar as informações que lhe vêm à mente e esquematizar o que vai escrever. Anote todo seu conhecimento a respeito do assunto e depois de analisar com calma, decida o que poderá ser útil para passar a mensagem que deseja na redação.

Além disso, é preciso ter um repertório e seguir de perto as regras gramaticais para uma escrita formal. Isso contribui na hora de construir sentenças e evita que você perca tempo demais pensando no que escrever.

Outros fatores

O ambiente também faz muita diferença. Escolher um local reservado e silencioso é essencial para a concentração. As distrações desciam o foco e impactam diretamente nas funções mentais, resultando muitas vezes em bloqueio. Portanto, deixe o celular de lado e desative qualquer notificação que possa atrapalhá-lo. Quanto mais imersiva for sua experiência de estudo, mais fácil será produzir.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia sobre Redundância: O que é e como evitar no seu texto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.