Dicas para estudar obras literárias

Os vestibulares costumam exigir a leitura de uma lista extensa de obras para a realização da prova de Literatura e  de Língua Portuguesa. A seleção dos livros varia de uma instituição para outra e muitos candidatos afirmam ter dificuldade em estudar essa obras por não saber ao certo como fazer isso. No entanto, não é tão difícil quanto parece.

Veja abaixo algumas dicas que podem ser úteis.

1. Leia com atenção

Em primeiro lugar,  leia com  atenção. Ao escolher uma obra, é importante fazer uma leitura atenta e minuciosa, observando os pontos principais, como o contexto em que foi escrito e a temática central, pois é comum a cobrança de tais elementos. Lembre-se que é necessário levar em conta o ponto de vista do autor partindo da época em que ele viveu e da estrutura social em que estava inserido, mas não deixe de ler criticamente. 

2. Saiba o que “cai” na prova

Entender o que será exigido na avaliação ajuda o candidato a se preparar melhor e estudar de maneira objetiva. Nesse sentido, uma opção é acessar provas anteriores e identificar os tipos de questões que são cobradas. Desse modo, poderá direcionar sua rotina de estudo das obras literárias com uma maior precisão.

3. Exercite a memória

A memorização é uma estratégia interessante para fixar detalhes indispensáveis das obras. Um modo de exercitar a memória é por produzir fichamentos ou escrever resumos explicando brevemente o enredo de cada livro e destacando os personagens principais. Não confunda memorização com decoreba, pois são distintas. A memorização exige que você entenda o assunto, então leia com atenção as obras.

4. Treine respostas bem articuladas

Para dar respostas completas e estruturadas é preciso fazer uma articulação entre contexto histórico e obra. Desse modo, é importante também fazer menção ao posicionamento ideológico identificado no texto e ser coeso nas argumentações. Além disso, tenha muito cuidado para que não atribua uma interpretação sua como verdade absoluta da obra.

5. Escolha o momento certo para ler

A leitura não precisa ser um processo penoso e cansativo. Para muito, inclusive, é um momento de lazer. Encarar a atividade como um  momento de descontração pode ser mais produtivo e aumentar o interesse, então busque ter uma rotina mais leve de leitura. Nesse sentido, tente não associar a leitura a algo simplesmente obrigatório.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Leia também Mapa mental: O que é e como criar.
Veja ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas! 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.