Dicas para cuidar da saúde mental em um ano letivo atípico

Em decorrência da pandemia da covid-19, o ano letivo de 2020 foi completamente atípico para milhões de estudantes brasileiros. Muitos estão com as aulas presenciais suspensas desde março deste ano. Desse modo, os desafios são inúmeros. Além de haver desafios de aprendizagem próprios do ensino remoto, há também as questões emocionais decorrentes do longo período de isolamento social.

Pesquisas como a do Instituto Península, por exemplo, apontam o aumento da ansiedade entre professores e alunos. No entanto, mesmo com o fim do ano letivo de 2020, a instabilidade da pandemia permanece. Desse modo, muitos já têm conhecimento que terão que enfrentar mais um período de aula remota, em mais um ano letivo atípico. 

Por isso, apresentamos abaixo algumas recomendações de como cuidar da saúde mental em um ano letivo atípico, especialmente se for ano de vestibular, seguindo o que dizem os psicólogos. Confira abaixo!

Como manter a saúde mental em um ano letivo atípico?

Em primeiro lugar, é preciso saber e respeitar o seu próprio limite. Às vezes se forçar a estudar além do que o corpo e a mente conseguem só piora o processo de aprendizagem. Desse modo, é importante estudar dentro do limite diário, mesmo que seja um ano de vestibular. Caso se sinta cansado, faça uma pausa e só volte a estudar quando se sentir melhor. 

Além disso, é preciso cuidar também de seu corpo, então praticar exercícios físicos e ter uma alimentação é crucial. Lembre-se também de preservar seus momentos de lazer, mesmo que dedique apenas algumas horas para ouvir música ou assistir a um filme. Proporcionar esse momento de descanso e distração ao cérebro é de suma importância para evitar a ansiedade. 

Ver notícia em demasia também pode afetar o seu nível de ansiedade, então limite o tempo que passa vendo jornais e matérias na internet. Por fim, tenha sempre em mente que a saúde mental precisa ser cuidada. Então, caso sinta que não consegue lidar com suas demandas estudantis por conta da carga emocional do ano letivo atípico, procure um profissional. Muitos terapeutas estão atendendo por videochamada e essa é uma boa opção para cuidar do seu psicológico mesmo no período da quarentena.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.