Se você está em busca de dicas para começar a estudar mais, não deixe de acompanhar o que preparamos para você, neste conteúdo. Trouxemos algumas ideias que podem servir de base para a construção de uma rotina de estudos valiosa. Confira acompanhando este texto até o fim!
Dicas para começar a estudar mais
As nossas dicas para começar a estudar mais partem do pressuposto de que você está disposto a começar a aprender um pouquinho a cada dia. Isto é, não estamos aqui para forçar a barra e dizer que você deve estudar quatro horas por dia e pronto. Primeiro porque se você não tiver esse hábito, as chances de insucesso são grandes. Segundo porque isso pode apenas lhe cansar e lhe saturar, sem ajudar verdadeiramente na hora de aprender algo novo.
Portanto, tenha a consciência de que o hábito de estudar pode ser implementado em sua vida de uma maneira gradativa, sempre respeitando os seus limites. Confira algumas ideias:
1. Cuidado com as metas inatingíveis
O primeiro ponto que já deixamos claro acima, e que vale a pena ser repetido, é que o excesso de metas inatingíveis pode apenas lhe cansar e lhe fazer desistir da proposta de começar a estudar mais. Portanto, analise a sua rotina, entenda os seus limites e comece a criar objetivos e metas que possam caber na sua rotina atual.
2. Estude um pouco cada dia
Estude um pouquinho a cada dia. Ao invés de querer apenas se dedicar horas e horas no fim do semana, que tal separar uns 30 minutos diários para ler, resumir, resolver atividades, assistir aulas, etc.? Esse tipo de postura lhe ajudar a absorver conhecimentos de maneira gradativa, sem excessos, e permite ainda que você se sinta mais instigado a estudar.
Afinal, a procrastinação pode aparecer quando nos propomos a estudar muito, por horas a fio. Diferente do que pode acontecer quando sabemos que a atividade será relativamente curtinha.
3. Encontre os “gaps” na sua rotina e inclua os estudos neles
Se você tem períodos do dia que acaba ficando no “tédio”, e gostaria de ocupar esse tempo com algo bacana, que tal investir nos estudos? Às vezes, aqueles 20 minutos que você espera o ônibus pode ser um bom momento para ler o livro do assunto do seu interesse. Assim, o tempo de espera pode passar mais rápido e tende a ser mais produtivo.
4. Comemore o seu desenvolvimento
Busque comemorar o seu desenvolvimento. Isto é, se você colocar as dicas para começar a estudar mais em prática e perceber que está começando a agir mais nesse sentido, considere comemorar o seu desempenho. Assim você poderá se recompensar pelo seu esforço e ainda se motivar para ir cada vez mais além.
5. Mude a perspectiva sobre estudar
Outra dica que pode ajudar é a de mudar a perspectiva sobre estudar. Muitas vezes, vemos os estudos apenas como uma obrigação a ser cumprida. Porém, se pensarmos que os estudos têm o propósito de nos ajudar a crescer, entender mais um assunto e nos impulsionar a sermos pessoas melhores, podemos nos sentir mais instigados a ir adiante.
Considere isso e bons estudos!