Dicas para a construção do currículo profissional

Dicas para a construção do currículo profissional

A construção do seu currículo deve considerar muitos fatores para que o seu documento profissional seja atrativo. Veja dicas!

A construção do seu currículo deve considerar muitos fatores para que o seu documento profissional seja atrativo e eleve suas chances de sucesso no mercado de trabalho atual.

Dicas para a construção do currículo profissional

O currículo é um documento profissional que funciona como uma espécie de vitrine, já que é uma maneira de você colocar para o mercado suas experiências, habilidades e competências profissionais. Sendo assim, a construção do currículo precisa ocorrer de maneira direcionada, considerando o seu foco no mercado de trabalho atual e valorizando suas passagens por seus empregos anteriores.

Coerência e objetividade

Por isso, o destaque do currículo se dá pela coerência na sua construção e pela objetividade durante o seu processo. Dessa maneira, a construção do currículo precisa ser feito de forma equilibrada, sucinta e direcionada.

Informações pessoais

As suas informações pessoais devem estar atualizadas. Sendo assim, evite excessos, não insira número referente a nenhum documento pessoal nem dados de filiação, por exemplo. Além disso, certifique-se de que seu e-mail contenha um endereço que transmita profissionalismo.

O seu objetivo deve ser claro e direto

O seu objetivo deve ser claro e direto. É possível que você insira o seu cargo dentro da sua área de atuação, considerando o seu nível hierárquico. Por exemplo: auxiliar de logística; analista de atendimento ao cliente; assistente de faturamento; gerente de projetos etc.

Trajetória profissional

A descrição referente a sua trajetória profissional precisa de objetividade. Sendo assim, é relevante respeitar a ordem cronológica inversa durante a construção do seu currículo.

Além disso, também é importante que você faça apontamentos relevantes para que sejam melhores explorados durante uma entrevista de emprego. Não insira nenhuma narrativa integral na construção do currículo; já que isso pode deixar o documento muito extenso e prejudica a sua avaliação.

A ordem cronológica inversa

Da mesma maneira, você deve respeitar a ordem cronológica inversa na descrição de sua formação escolar. Sendo assim, comece sempre pelos últimos acontecimentos.

Escolaridade

Além disso, caso você seja estudante, informe os dados sobre o curso em andamento. Tais como a modalidade de ensino e o horário; ao passo que também é fundamental que você informe os cursos dos quais você possui certificados.

Adapte essas dicas e direcione a sua trajetória profissional

Certamente essas dicas são adaptáveis. Porém, são relevantes para que você tenha um ponto de partida para que você consiga elaborar um currículo que direcione a sua trajetória de maneira objetiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.