Dicas: como fazer a redação da Vunesp?
A redação da Vunesp não se restringe somente ao vestibular que permite o ingresso à Unesp (Universidade Estadual Paulista), uma vez que a Vunesp é também a banca responsável por uma diversas provas de vestibulares e de concursos.
Assim, é essencial que você domine a estrutura da redação dessa banca, bem como os seus critérios avaliativos, para conseguir uma boa pontuação na sua prova.
Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a redação da Vunesp. Confira!
Redação Vunesp: introdução
Um dos pontos chaves para o sucesso na redação da Vunesp é entender as estruturas e os critérios de avaliação para, dessa forma, conseguir uma vantagem aos demais concorrentes.
Redação Vunesp: como funciona?
O formato da redação da Vunesp deve ser o dissertativo-argumentativo. Porém, ao contrário do que acontece na prova de redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), a banca corretora da Vunesp não exige uma proposta de intervenção no parágrafo de conclusão. Assim, o último parágrafo do seu texto não precisa ser tão grande como aquele da redação do ENEM. Você pode usá-lo para redigir algum tipo de proposta de intervenção para o futuro de forma mais vaga.
Redação Vunesp: vestibular da Unesp
Quando falamos do vestibular da Unesp, devemos ter em mente que a redação da Unesp deve ser feita no segundo dia de aplicação das provas. Igualmente, as dissertações devem ter entre 20 e 30 linhas, com valor máximo de 28 pontos.
Vale lembrar que a prova total vale 100 pontos, o que torna a redação um ponto chave e muito importante.
Redação Vunesp: critérios de avaliação
Confira quais são os três principais critérios avaliados pela Vunesp.
Tema: análise para averiguar se o candidato atende à temática proposta.
Estrutura: avalia-se se o texto atende às características do tipo dissertativo. Além disso, a banca irá verificar se as ideias apresentadas são coerentes, se o candidato sustenta a sua tese baseada em argumentos e como esse foi organizado.
Expressão: questões referentes a coesão textual e ao domínio da Língua Portuguesa.