Aumentar o score no Serasa é certamente um dos maiores desejos de consumidores em todo o país. Afinal de contas, é através deste sistema que o cidadão pode melhorar a sua percepção de consumo. A boa notícia é que existem dicas definitivas para elevar a sua pontuação de maneira gratuita, sem precisar sair de casa.
Antes de mais nada, é importante lembrar que o processo de elevar a pontuação no Serasa ocorre sempre de forma gratuita, ou seja, o cidadão não precisa pagar nada para conseguir esta elevação.
“A mudança da pontuação é sempre gratuita. Aliás, se aparecerem “serviços” que cobram para aumentar o Score, saiba que isso é golpe. A única forma de aumentar a pontuação de crédito é seguindo bons hábitos financeiros”, diz o Serasa.
Dicas para aumentar score do Serasa
Sem mais delongas, vamos indicar agora uma série de dicas que podem fazer o seu score do Serasa ser elevado de maneira simples e gratuita.
- Pague as contas em dia
A primeira dica para elevar a sua pontuação é sempre pagar as suas contas em dia. Estamos falando de quitação de débitos como cartão de crédito, parcelamentos, empréstimos e serviços de consumo (água, energia, telefonia etc.)
“A consistência é tão importante na pontuação: pagar todas as contas em dia, todos os meses, tem um grande peso no Serasa Score”, diz o Serasa.
- Use mais o cartão de crédito
De acordo com especialistas, existe uma relação entre o Serasa Score e o uso do seu cartão de crédito. Assim, quanto mais essa modalidade de compra for utilizada, mais informações serão disponíveis para elevar o seu cadastro.
“Entretanto, isso só é aconselhado se as faturas forem pagas em dia e se o crédito for usado de forma consciente.”
- Renegocie as suas dívidas
Se você está em situação de inadimplência, já deve saber que será difícil elevar a sua pontuação no Serasa. Afinal de contas, ter uma dívida atrasada em seu CPF certamente é uma sinalização negativa para o mercado, o que pode reduzir o seu nível de confiança com as empresas.
“É importante renegociar dívidas e resolver outras pendências financeiras relativas ao CPF, como cheques sem fundo e ações judiciais.”
- Acompanhe a sua pontuação
Outra dica importante é sempre acompanhar a sua pontuação no score do Serasa, para perceber mais rapidamente possíveis mudanças na sua indicação. Quando há um impacto, a plataforma explica o motivo da redução.
“Não deixe para consultar o Serasa Score apenas quando precisar de crédito. O ideal é acompanhar regularmente a pontuação para ter sempre um diagnóstico atualizado de seu momento financeiro.”
- Cuidado com os pedidos de empréstimo
O Serasa também pede para que o cidadão tenha cuidado com as solicitações de empréstimos. Isso porque quando há muitos pedidos em um mesmo CPF, esta indicação também pode ser vista de maneira negativa pelas empresas.
“O mercado pode interpretar o excesso de pedidos como pedido urgente de crédito, e assim prejudicar momentaneamente a pontuação em até 60 pontos. O ideal é respeitar intervalos de pelo menos três meses entre um pedido e outro.”
Inadimplência no Brasil
Quem demonstrou preocupação em relação aos números da inadimplência foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em evento recente, o petista elogiou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), mas logo na sequência questionou a falta de procura por parte da população.
“Nós fizemos um programa genial (o Desenrola). Se o pessoal que discute Prêmio Nobel de Economia estiver me ouvindo, eles precisam pegar a turma da transição nossa, a turma de transição da minha campanha e a turma do Haddad e dar o prêmio Nobel de Economia porque nada é mais inteligente que o Desenrola”, disse o presidente.
“Mas desses 72 milhões (de endividados), só apareceram 10 milhões de pessoas pra fazer a renegociação. E desses 10 milhões,8,7 milhões (negociaram dívidas) de até R$ 100. Então, companheiro Paulo Câmara (presidente do Banco do Nordeste), cadê os devedores que não apareceram? Fazendo negociação de até 90% de desconto?”, concluiu Lula.