Além dos gêneros textuais, os tipos textuais aparecem costumeiramente em avaliações de língua portuguesa de vestibulares como o Enem, por exemplo, e também em Concursos Públicos.
Desse modo, ter conhecimento sobre a tipologia textual é fundamental para a obtenção de bons resultados. Continue a leitura para saber mais sobre esse assunto.
A tipologia textual apresenta a classificação de acordo com a estrutura dos textos e sua finalidade. Desse modo, os tipos textuais são 5 ao todo: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.
Explicaremos abaixo os três tipos mais comuns em concursos e vestibulares.
Narrativo
O texto narrativo se relaciona ao contar de histórias, desse modo, esse tipo de texto apresenta sempre personagens, espaço físico e temporal, narrador ou foco narrativo e enredo. A estrutura desse tipo de texto contém apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.
A narrativa pode ser feita em primeira pessoa, quando o narrador é também personagem, ou em terceira pessoa, quando o narrador está distante da história, é mais impessoal.
Os contos de fadas são modelos clássicos de textos narrativos, bem como grandes romances da literatura brasileira, como Dom Casmurro, ou contos, por exemplo.
Descritivo
O texto descritivo consiste no detalhamento pormenorizado de situações, lugares, coisas, ou pessoas. Assim, faz parte do tipo descritivo justamente contar sobre os detalhes singulares, aspectos ou características de algo/alguém.
A descrição pode ser classificada em objetiva ou subjetiva, assim, ela é objetiva quando o detalhamento não envolve juízo de valor, já a subjetiva envolve as impressões pessoais do autor.
Esse tipo textual é dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão, além de comumente compor outro tipo textual, podendo aparecer, por exemplo, em uma dissertação. Diários de viagem, relatos, biografias e notícias são exemplos desse tipo textual.
Dissertativo
O último dos tipos textuais aqui apresentados é o dissertativo, que pode ser expositivo ou argumentativo.
Desse modo, o texto dissertativo-expositivo objetiva expor um fato, acontecimento, tema ou assunto, como uma reportagem de jornal, por exemplo.
Já o texto dissertativo-argumentativo objetiva persuadir o leitor através de argumentos, assim o autor expõe seu ponto de vista e o defende com argumentação. A redação do Enem é um exemplo de texto dissertativo-argumentativo, bem como artigos, ensaios e resenhas.
A estrutura dos textos dissertativos também é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Gostou deste texto? Então deixe seu comentário!
Veja também:
Literatura no Enem: 5 curiosidades sobre a Semana de Arte Moderna.
Redação do Enem: Como utilizar obras de arte como repertório.
https://noticiasconcursos.com.br/dicas/enem-2020-dicas-para-mandar-bem-na-prova-de-espanhol/