Dicas de Português: Quando usar dois-pontos?

A pontuação é, sem dúvida, uma parte crucial na escrita. Os sinais de pontuação só entraram em pleno uso na escrita a partir do século XVII, mas, atualmente, são um dos elementos responsáveis por tornar a leitura mais simples e de melhor entendimento.

Em concursos e provas de vestibular que exigem a escrita e uma resposta dissertativa, como a redação do Enem, por exemplo, o uso adequado dos sinais de pontuação tem grande influencia para um boa nota. Apesar disso, muitos estudantes ainda têm dúvidas ao empregar determinados sinais, como o de dois-pontos (:), por exemplo, e do qual trataremos aqui.

Como usar o sinal de dois-pontos?

Assim como os demais sinais de pontuação, os dois-pontos tem como função organizar as relações sintáticas em uma oração. Na oralidade, esse sinal corresponde a uma pausa breve na fala e a uma entoação descendente.

Geralmente, em obras literárias, dois-pontos são usados para marcar o início de um discurso direto, ou seja, para indicar a fala de uma personagem, como no exemplo abaixo:

Virou-se para a mãe e disse peremptoriamente

— Não faço mais o que você manda.

No entanto, esse não é o seu único uso. Além de indicar uma fala, esse sinal anuncia uma citação, uma enumeração, um esclarecimento, ou ainda uma síntese do que se acabou de dizer. Confira abaixo alguns exemplos dos usos possíveis.

  • Para anunciar uma citação:

Lembrando um poema de Vinícius de Moraes“Tristeza não tem fim, Felicidade sim”.

  • Para anunciar uma enumeração:

No português temos 10 classes de palavras, são elas: adjetivo, advérbio, artigo, conjunção, interjeição, numeral, pronome, preposição, substantivo e verbo.

  • Para introduzir orações apositivas:

Agiu de acordo com sua consciência: denunciou  o  ladrão  à  polícia.

Só aceito com uma condição: irás ao cinema comigo.

  • Para indicar um esclarecimento, resultado ou resumo do que se disse:

Resultado: nadei, nadei e morri na praia.

Em resumo: ela me deixou sem nada.

Curtiu o texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver cursos on-line e gratuitos.
Leia ainda Dicas de como estudar melhor pela internet.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.