Dicas de português: Perca ou perda?

As dúvidas de ortografia e de emprego de determinadas palavras da Língua Portuguesa estão sempre presentes na escrita de textos, como o uso de perca ou perda, por exemplo.

Nesse sentido, as dúvidas afetam os falantes em quaisquer contextos de escrita, seja em contextos informais, como uma simples mensagem de WhatsApp, ou em contextos formais, como uma prova de vestibular o concurso.

A grande questão é que em contextos formais ninguém quer errar, nem pode. A adequação das normas gramaticais, bem como o a ortografia e acentuação correta das palavras são pontuadas nesses contextos. Desse modo, estar preparado para lidar com esses detalhes da língua é indispensável em um contexto de avaliação.

Por este motivo, explicamos o emprego de perca ou perda abaixo.

É perca ou perda?

Essas duas palavrinhas, que podem causar tanta dor de cabeça, são parônimas. O que significa dizer que ambas têm pronúncia e grafia semelhantes, mas possuem distintas funções.

A insegurança quanto ao uso de ambas as palavras se agrava por ambas terem uma significação semelhante, mas podemos resolver o problema a partir da classificação gramatical. Ou seja, ao identificar a função da palavra na frase ou oração, você saberá qual termo empregar adequadamente. Vamos lá?

Perca

A palavra perca é uma forma verbal, forma flexionada do verbo perder. Esta forma verbal aparece na primeira e na terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo e na terceira pessoa do singular do imperativo.

Exemplos:

Você não quer que eu perca minha paciência.

Quero que ele perca tudo para pagar o que me fez.

Não perca seu tempo com este rapaz.

Perda

Já a palavra perda é um substantivo, logo, deve ser usado para dar nome à privação de algo ou alguém que se tinha. Pode significar, desse modo, um dano sofrido ou prejuízo. Como nos exemplos:

Amélia está triste pela perda da mãe dela.

A perda do jogo afetou a todos.

A dica para você não errar no uso é entender se a exigência da oração é de um verbo ou substantivo. Nas frases a seguir podemos perceber que a exigência é de um substantivo pois os verbos (deué) já estão presentes:

O carro deu perda total.

Isso é uma perda de tempo.

E aí? Gostou deste artigo? Deixe seu comentário.

Veja mais dicas de ortografia do português aqui.
Dicas de português: É junto ou separado?
Dicas de Português: Comprimento ou cumprimento?

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.