Dicas de Português: O uso dos parênteses
Diversos concursos públicos e provas de vestibulares, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exigem a escrita de um texto dissertativo. Assim, pontuação adequada é indispensável para garantir a coerência textual.
Nesse sentido, para garantir que o seu texto seja bem compreendido é necessário saber empregar os sinais gráficos de pontuação corretamente.
Os sinais de pontuação são diversos e cada um deles possui um papel diferente na sentença, com o objetivo principal de recuperar mecanismos da língua falada, como entoação e pausas.
Um dos sinais que geram dúvidas quanto ao uso aos concurseiros e vestibulandos são os parênteses.
Os parênteses [( )] são sinais de pontuação que marcam uma intercalação no texto, acrescentando, desse modo, uma informação nova.
Esse sinal de pontuação é considerado acessório, de modo que o seu uso é dispensável no texto, ou seja, a ausência da informação entre os parênteses não deve alterar o sentido do texto.
Contextos de uso dos parênteses
Introduzir explicações, comentários, considerações, reflexões ou adendos:
Como mencionado, entre parênteses é possível introduzir diversas informações para enriquecer o conteúdo da frase. Veja nos exemplos abaixo:
- Milton Ribeiro (atual ministro da Educação) fez afirmações polêmicas quanto à educação de crianças.
- Identifique as orações sintéticas (aquelas ligadas por conjunção).
- Países mais desenvolvidos (como China e Estados Unidos) deveriam ter maior preocupação com a preservação do meio ambiente.
- O legista afirmou (embora ninguém acredite) que foi morte natural.
Inserir dados biográficos e bibliográficos
Através dos parênteses é possível indicar, por exemplo, a data de nascimento e morte de uma pessoa ou informações bibliográficas, como nome do autor, ano de publicação e página:
- Carolina Maria de Jesus (1914-1977) foi uma das escritoras negras mais importantes da literatura brasileira.
- “O poeta é um fingidor/ Finge tão completamente/ Que chega a fingir que é dor/ A dor que deveras sente.” (Fernando Pessoa, 1981, p.98)
Indicar rubrica
Em textos teatrais é comum o uso do parêntese para inserir algumas informações cênicas, na substituição da voz do narrador, como detalhes do cenário, movimentos corporais das personagens e posições, por exemplo.
(Palco menor: Nena e Luís estão sentados à mesa. Ela está em trajes de dormir e ele fuma um cigarro.)
Nena (erguendo a cabeça) — Não posso mais viver assim…
Luís — Já estava claro para mim.
Inserir significado de siglas ou inserir siglas
Entre os parênteses é possível também explicar o significado de alguma sigla ou introduzir uma sigla que se pretende usar recorrentemente durante o texto:
- Segundo as estatísticas apresentadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o desemprego aumentou neste semestre.
- O Ministério da Educação (MEC) anunciou a redução de 18% no orçamento.
Indicar possibilidade de gênero e plural
Por fim, esse sinal de pontuação possibilita ao autor indicar possibilidade de leitura de algumas palavras quanto ao gênero e ao plural:
- Caros(as) alunos(as), as aulas da próxima semana foram suspensas.
- Prezado(a), peço que me encaminhe o e-mail mencionado anteriormente.
Ao atentar adequadamente para estes usos apresentados acima, você poderá inserir informações adicionais através dos parênteses tornando o seu texto mais completo.
E aí? Gostou deste texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Acompanhe mais dicas de português aqui.
Veja também Dicas de Português: Saiba como empregar sinais de pontuação.
https://noticiasconcursos.com.br/dicas/a-pontuacao-correta-e-indispensavel-para-o-sucesso-de-sua-redacao/