Dicas de palavras-chave para serem usadas em entrevistas de emprego

Em muitas pessoas uma entrevista de emprego pode gerar medo e ansiedade. Contudo, através de uma preparação prévia, é possível se comunicar com segurança e ter boas chances de conseguir um novo emprego. 

Uma forma de se preparar para uma entrevista é criar uma lista de palavras-chave do vocabulário familiar de sua área de atuação. 

Desse modo, você elabora conceitos e frases alinhados a habilidades pessoais que ajudam a explicar suas qualificações e traços de personalidade. 

Além disso, apresentar as melhores respostas sobre a sua personalidade, experiência e habilidades de trabalho faz parte do processo de preparação para uma entrevista, assim como é essencial saber sobre a empresa. 

Segundo o diretor de vendas do Indeed, Felipe Calbucci, a pesquisa realizada pelo candidato além de mostrar interesse é uma fase crucial na preparação para a discussão na entrevista. 

“O candidato pode começar lendo os comunicados oficiais, como o site da empresa, mídias sociais e comunicados à imprensa. Pesquise a história e os valores essenciais da organização, como ela se encaixa no setor. Procurar a empresa em sites como o do Indeed também pode ajudar a conseguir informações sobre a empresa antes da entrevista”, analisa Calbucci. 

“É importante conhecer os detalhes da descrição do cargo e, na entrevista, citar palavras-chave e explicar como sua experiência e habilidades se enquadram na vaga pretendida” completa. 

Construir uma discussão através de palavras positivas e fortes pode contribuir para que você adquira confiança e equilíbrio durante qualquer entrevista. 

Desse modo, selecionamos algumas palavras-chaves fundamentais, elencadas pelo portal de empregos Indeed para demonstrar mais assertividade durante a entrevista. 

Dicas de palavras-chave para serem usadas na entrevista de emprego

Abaixo selecionamos palavras-chave para serem usadas em uma entrevista de emprego, veja!

Motivação

Ao longo da entrevista de emprego, busque usar frases que afirmem sua motivação em participar da equipe e projeto da empresa. 

É uma maneira positiva de demonstrar confiança em suas habilidades. Além disso, você também pode discorrer sobre a vaga e como você pode aplicar seu estilo de trabalho. 

Respeito

Como falamos acima, pesquisar sobre a empresa e seu ramo de negócio é primordial. Através disso você pode demonstrar ao recrutador conhecimentos sobre os produtos, práticas, diversidades e projetos da companhia. 

Ou seja, você está expressando respeito pela organização, fator que te ajudará a entrar com maiores detalhes em uma conversa sobre esses temas. 

Ademais, ao longo de uma conversa você pode expor papéis de liderança e quais qualidades sobre eles você respeita e busca se inspirar. 

Oportunidade

Trata-se de uma palavra que demonstra as possibilidades de você desenvolver e aprofundar ainda mais suas habilidades, além de expressar gratidão. 

A palavra “oportunidade” é muito utilizada em entrevistas de emprego. Além disso, você pode falar sobre oportunidades que já teve e como se sente motivado para desafios futuros. 

Experiência

Mesmo que toda sua trajetória profissional esteja presente no seu currículo é importante falar na entrevista sobre suas experiências, projetos que participou, resultados obtidos. 

Ou seja, falar da sua experiência no trabalho, nos estudos e intercâmbios são pontos relevantes durante uma entrevista. A palavra experiência carrega um ar de qualificação que todo recrutador procura.  

Liderança

A liderança surge como uma das palavras-chave mais importantes. Não importa se o processo que está participando não é para cargos de liderança. 

Ao longo da entrevista revele que você já teve experiências que corroboraram para o desenvolvimento de habilidades de liderança. 

Flexibilidade

Muitas empresas estão à procura de profissionais flexíveis. Ou seja, que consigam trabalhar em equipe, em ambientes diferentes, com disponibilidade para viagens ou trabalho remoto. 

Em síntese, elas procuram profissionais que se adaptem às mudanças constantes de projetos. Por isso a palavra flexibilidade pode ser essencial na sua entrevista de emprego. 

Tente argumentar sobre como você se adaptou a algumas mudanças em experiências anteriores e como ser flexível te ensinou a entender mais sobre a empresa e sua carreira. 

E então, gostou da matéria? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Auxílio emergencial: Governo define data para divulgação do calendário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.