Dicas de filmes sobre o cangaço 

O movimento social conhecido como cangaço aconteceu na região do Nordeste brasileiro entre os séculos XIX e XX. 

O cangaço era formado por um grupo de cangaceiros que eram nômades armados e demonstravam imensa insatisfação com as condições desumanas que boa parte da região enfrentava. 

Afinal, o poder estava concentrado quase que por completo nas mãos dos fazendeiros, fato que corroborou para uma extrema desigualdade local. 

A saber, os cangaceiros possuíam um enorme conhecimento da região da Caatinga e por isso conseguiram dominá-la entre 1870 e 1940. 

O cangaço poderá aparecer em questões de vestibulares e do Enem. Por isso, selecionamos uma lista com diversas dicas de filmes que poderão auxiliá-los nos estudos para as futuras avaliações. 

Além disso, estudar por filmes tornou-se uma maneira alternativa na preparação para as provas. Acompanhe o artigo e fique por dentro das dicas!

Cangaço: Dicas de filme sobre o grupo

O cangaço foi um importante movimento social e faz parte da história do Nordeste brasileiro. Por isso selecionamos dicas de filmes sobre o tema, veja!

Corisco & Dadá 

O filme conta a história do Capitão Corisco, um cangaceiro popular pela sua extrema crueldade e valentia. Ele acaba raptando Dadá uma menina de 12 anos e após estuprá-la, faz dela sua mulher e membro do grupo. 

No entanto, nesse meio tempo, o policial Zé Rufino começa uma busca incansável por Corisco e seu bando. 

Os Últimos Cangaceiros

Um casal de cangaceiros do bando de Lampião, que viveu 70 anos se escondendo com nomes falsos, acaba sendo descoberto. 

A partir daí, eles resolvem contar o que sabem através de histórias impactantes sobre como foi a trajetória antes, durante e depois do cangaço. 

Durvinha e Moreno narram fatos importantes e como o cangaço impactou diretamente a história do Brasil. 

Baile Perfumado

Baseado no documentário do libanês Benjamin Abrahão que demonstra como era o dia-a-dia do maior nome do cangaço brasileiro “Lampião” e seu bando. 

O documentarista conseguiu ser aceito pelo grupo e por isso conseguiu registrar diversos depoimentos, assim como filmá-los em ação. 

O Último Dia de Lampião

O documentário busca reconstituir a emboscada que acabou com a morte de Lampião e praticamente todo o seu grupo. 

O filme conta com depoimentos de testemunhas chave para entender o que de fato aconteceu no último dia do rei do cangaço Lampião. 

E então, gostou das dicas de filmes sobre o cangaço?

Não deixe de ler também – URSS: O que foi, líderes e países integrantes

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.