Dicas de filmes para entender o Neocolonialismo - Notícias Concursos

Dicas de filmes para entender o Neocolonialismo

O Neocolonialismo, também conhecido como Imperialismo, é o nome dado ao processo de invasão e ocupação da África e da Ásia. Esse período compreende todo o século XIX e se caracteriza pela dominação e exploração política e econômica por parte das grandes potências europeias da época. Essa imposição se dava através do uso da força militar.

Assim como outros fatos históricos relevantes, o Imperialismo é um assunto cobrado com frequência em provas de vestibulares. Por isso, apresentamos uma lista com alguns filmes que vão enriquecer seu repertório. Confira abaixo!

Mandela: Longo caminho para a Liberdade

Em primeiro lugar recomendados um filme que apresenta a biografia do líder popular sul africano Nelson Mandela. Por 27 anos, ele ficou preso devido ao seu protagonismo no ativismo anti-apartheid e, naquele momento, o racismo e uma forte desigualdade social tinha atingido raízes profundas no Estado e na sociedade. Contudo, ao sair da prisão, ele vence as eleições e se torna presidente da África do Sul.

O Jardineiro Fiel

Obra dirigida pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles, o enredo deste longa foi indicado a quatro categorias do Oscar. O filme que chegou às telonas em 2005 apresenta a história de Rachel Weisz, ativista assassinada no Quênia. Ao longo do filme, o telespectador entra em contato com a conturbada realidade desse país Africano marcado por conflitos e exploração Neocolonialista.

Hotel Ruanda

Por fim, apresentamos o filme Hotel Ruanda. Com história baseada em fatos reais, a trama destaca o violento genocídio ocorrido em Kigali, capital de Ruanda, no ano de 1994. O país é historicamente famoso pelos conflitos étnicos entre hutus e tutsis.

Após o assassinato do presidente gerar um caos social generalizado, o Hotel Ruanda foi usado como abrigo para vários cidadãos que precisavam de proteção. Nesse sentido, o Neocolonialismo pôde ser profundamente observado no privilégio da evacuação de braços e estrangeiros durante aquela crise humanitária.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?