Dicas de entrevista de emprego: o candidato ser analítico e orgânico
Obtenha sucesso na entrevista de emprego
O candidato precisa se preparar para a entrevista de emprego através de uma pesquisa sobre a empresa no qual está interessado, além disso, é importante se informar sobre as atividades e as políticas que regem a sua função.
Dicas de entrevista de emprego: o candidato ser analítico e orgânico
Quando o candidato é convidado para uma entrevista de emprego, que pode ser presencial ou online, significa que ele passou por um funil de triagem. Dessa maneira, basta se preparar para organizar o seu comportamento.
O profissional que irá realizar a entrevista de emprego pode ser um selecionador ou gestor da área. Entretanto, em algumas empresas é comum que haja um processo de etapas. Sendo assim, é possível que faça a entrevista com algumas pessoas antes de chegar à sua possível hierarquia direta.
Analise a sua trajetória
Para aumentar suas chances de sucesso na entrevista de emprego, é necessário considerar muitos aspectos, primeiramente, deve pensar sobre a sua vida profissional de maneira analítica. Ao analisar de forma técnica seus conhecimentos e suas experiências, poderá responder adequadamente aos questionamentos feitos durante a entrevista de emprego.
Pense sobre 5 situações vivenciadas por você e sobre o seu papel em cada uma delas. É muito importante que tenha clareza sobre quais foram os desafios que enfrentou no decorrer de sua carreira. No entanto, ao citar os desafios de sua carreira, seja objetivo. Não é viável para o candidato falar que tudo foi muito difícil na sua vida até agora, pois isso não é resolutivo e nem exato.
Destaque os desafios de sua carreira na entrevista de emprego
É necessário que aponte quais foram os desafios, em que situação precisou trabalhar sobre uma pressão excessiva, ou ainda, o que fez quando teve de liderar um grupo de forma rápida. Explore seus resultados, citando como conseguiu alcançar metas de vendas, por exemplo.
Entenda que não é viável que seja muito genérico na entrevista de emprego. De forma sucinta, você deve explicar situações para declarar suas habilidades e competências dentro de um processo elaborado.
Ao não pensar sobre esses pontos antes da entrevista de emprego, dificilmente irá conseguir responder a questionamentos exatos durante o processo, por conta do nervosismo da situação e do contexto da pergunta.
Por isso, como o candidato não sabe qual será a estratégia de processo utilizada pela empresa e quais serão as perguntas realizadas, é muito importante que saiba direcionar situações para explorar os principais pontos do seu currículo de maneira objetiva.
Não termine sua resposta de forma negativa ou evasiva
Desta maneira, não seja negativo e termine as situações com um ponto positivo. Ao citar um desafio, pode destacar que foi esse motivo pelo qual recebeu uma promoção de cargo no seu emprego, por exemplo.
Se o candidato terminar sua resposta com um ponto positivo, este ponto será explorado naturalmente pelo entrevistador, o que poderá direcionar um assunto de maneira mais resolutiva e menos genérica.
Um outro exemplo simples dessa situação, é que se o candidato terminar a narrativa informando que foi demitido, a tendência é que o entrevistador questione o motivo da demissão. Portanto, esse ciclo de situações negativas pode se tornar uma espécie de “pegadinha” para o candidato.
O objetivo de cada pergunta vai além da resposta principal
Quando o entrevistador questiona o candidato sobre o motivo pelo qual deseja trabalhar naquela empresa, existe uma objetividade maior na pergunta. Isso porque o candidato precisa alinhar seus valores e objetivos durante essa resposta.
Certamente, o candidato só irá conseguir responder a um questionamento exato como este, ao analisar o site da empresa, entender seus concorrentes e suas atividade principais.
Pode ser válido utilizar a identificação como consumidor da marca ou do produto como um fator complementar, mas não como o único modo de responder. É viável destacar que considera a empresa flexível e gosta da ideia cultural que é transmitida no site, por exemplo.