Estudar os acontecimentos da história recente do Brasil é fundamental na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares do país.
Por isso, selecionamos três documentários que abordam fatos históricos do nosso país, assim como o cotidiano dos povos indígenas, das empregadas domésticas e um panorama do cenário econômico das últimas décadas.
Além disso, estudar por documentários se tornou uma opção leve e descontraída na preparação para as futuras avaliações. Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro das dicas!
3 dicas de documentários sobre o cotidiano brasileiro
Selecionamos três dicas de documentários que abordam o cotidiano brasileiro, abordando temas como o dia a dia em aldeias indígenas, a vida das empregadas domésticas e um panorama econômico das últimas décadas, veja abaixo!
Coração do Brasil
O documentário mostra três participantes da expedição que demarcou o centro geográfico brasileiro no final da década de 50.
Em síntese, Sérgio Vahia de Abreu, Adrian Cowell e o cacique Raoni, revisitam aldeias, reencontrando personagens e demonstrando a situação atual dos indígenas.
O trio fez parte da expedição liderada pelos irmãos Villas Boas e organizada pela Fundação Brasil Central.
Doméstica
O documentário do diretor Gabriel Mascaro, colocou na mão de sete adolescentes uma câmera para registrar o cotidiano de suas empregadas domésticas.
O filme foi editado, após horas de gravações, resultado de um material bruto que demonstra de maneira real as relações entre patrões e empregados.
O Brasil que deu certo. E agora?
O documentário traça um panorama do cenário econômico brasileiro, tratando o que aconteceu no passado e o que esperar para o futuro.
O filme reúne depoimentos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Fernando Collor de Mello, assim como de ex-ministros de Estado e diversos ex-presidentes do Banco Central.
E então, gostou das dicas de filmes sobre o cotidiano brasileiro?
Não deixe de ler também – Manifestantes pedem Auxílio de R$ 600 em protestos contra Bolsonaro.